Policial acompanha imagens das câmeras em ruas de Copacabana - Luciano Belford
Policial acompanha imagens das câmeras em ruas de CopacabanaLuciano Belford
Por O Dia

Rio - O projeto piloto de videomonitoramento da PM, colocado em prática nesse Carnaval, permitiu a polícia capturar quatro criminosos com mandato de prisão em aberto, apreender um adolescente, que deveria estar cumprindo medida socioeducativa, e recuperar um veículo roubado. O sistema faz reconhecimento facial de criminosos e identifica carros furtados ou roubados.

O 'BBB da PM' operou entre os dias 1º e 5 de março. Durante a folia, 28 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Copacabana geraram imagens das ruas do bairro que foram transmitidas em tempo real para uma sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Lá, o programa foi operado por policiais militares e civis.

Rio de Janeiro - 01/03/2019 - Centro de Integrado de Comando e Controle (CICC), projeto de cameras de conhecimento farcial em Copacabana para endentificar pessoas com mandados de prisão. Foto: Luciano Belford/Agência O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia

O sistema emite alarme quando as câmeras capturam a fisionomia de pessoas procuradas pela Justiça ou a placa de veículo roubado, tendo com base os bancos de dados da Polícia Civil e do Detran.

Durante o próximo final de semana, o programa volta a operar e, ai final desse período, será elaborado um relatório pelos gestores de segurança pública, que avaliarão a viabilidade da implantação do sistema em definitivo.

Você pode gostar
Comentários