Secretária Ana Lúcia (sentada) e sua equipe feminina, que coordena projetos importantes da pasta - FOTOS DE Divulgação
Secretária Ana Lúcia (sentada) e sua equipe feminina, que coordena projetos importantes da pastaFOTOS DE Divulgação
Por O Dia

Rio - Ao todo, são oito mulheres na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Em meio a um movimento mundial de ascensão profissional e acadêmica, profissionais qualificadas conquistaram importantes cargos na direção. Das cinco subsecretarias, três são comandadas por doutoras e especialistas em temas ligados ao setor.

O alto escalão da secretaria ainda conta com três superintendentes e uma assessora especial. Entre as especialidades das gestoras, destaque para recursos hídricos, resíduos sólidos, ecologia, dinâmica dos oceanos, direito ambiental e botânica, além de educação ambiental.

Ana Lúcia Santoro é a titular da pasta. Bióloga especializada em Limnologia, mestre e doutora em Ecologia pela UFRJ e pós-doutora em Ciclo do Carbono em Ambiente Aquático, ela já atuou com estudos e pesquisas nos departamentos de Ecologia e Limnologia das Universidades de Aarhus, Uppsala e Estocolmo (Dinamarca e Suécia).

“Neste primeiro momento, os grupos de trabalho darão atenção para a questão dos resíduos, tão importante e pouco debatida. Além da especialização de cada umas dessas profissionais, elas trazem o olhar mais minimalista, que ajuda a identificar e a resolver situações específicas”, diz a secretária.

Com mestrado e doutorado em Ecologia pela UFRJ, Renata Bley é especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, com experiência em planejamento e implementação de planos e projetos relacionados a qualidade das águas e saneamento. À frente da subsecretaria de Segurança Hídrica e Governança das Águas, Renata comanda o grupo de trabalho que busca respostas sobre a atualização do diagnóstico, revisão de normas e realização de ações de fiscalização relacionadas à segurança de barragens do estado. “Nosso trabalho vai muito além de fiscalizar. Nesse momento, estamos empenhadas em garantir o acesso da população à água potável. É fundamental”, explica.

Já Eline Matos Martins é subsecretária de Conservação Ambiental e Clima. Doutora em Botânica Tropical, ela traz anos de experiência à frente de projetos ligados à preservação de espécies ameaçadas de extinção. Sua equipe é responsável por avaliar o risco que a flora fluminense corre. “Temos um foco muito grande nas florestas. Em várias delas, o monitoramento está sendo realizado por meio de satélite. Hoje, o Rio pode ser considerado um enorme pasto, o que torna necessário esse controle. O reflorestamento nunca se fez tão necessário”, alerta Eline, que também é uma das coordenadoras da Red List Authority no Brasil, pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

Equipe com experiência e capacitação

Engenheira florestal, Cristiane Jaccoud é a subsecretária da pasta. No Direito Ambiental, a gestora se destaca na atuação em escritórios de advocacia, assessorias jurídicas de órgãos ambientais públicos e instituições de classe.

Jamile da Silva é especialista em Educação Ambiental, mestre em Ecologia pela UFRJ, e professora de pós-graduação na mesma área. 

Patrícia Saldanha é bióloga e mestre em Engenharia Ambiental. Assumiu em janeiro a superintendência de Resíduos Sólidos da secretaria. Entre os grandes projetos que esteve à frente estão a gestão de meio ambiente da Transcarioca e das obras de ampliação do Centro de Pesquisa da Petrobras.

A bióloga Taís Lache cuida de projetos especiais. Mestre e doutora em Ecologia pela UFRJ, atuou em programas de gestão de ecossistemas aquáticos e licenciamento ambiental. Renata Oliveira é engenheira ambiental com dez anos de experiência em gestão e operação de empreendimentos industriais e obras. Ela é especialista em licenciamentos e tratativas com órgãos regularizadores.

Você pode gostar
Comentários