Mais Lidas

Verão se despede hoje, mas calor continua

Outono começa na noite de hoje e promete temperaturas altas. Chuvas perderão intensidade em abril

Por *Luana Dandara e Leonardo Rocha

Apesar da alta temperatura, há previsão de chuva para esta tarde
Apesar da alta temperatura, há previsão de chuva para esta tarde -

Rio - Após três meses de calorão e chuvas fortes, o verão se despede hoje, às 18h58. A estação, que foi marcada pela tendência neon, pochetes e biquínis de cintura alta nas ruas, dá lugar ao outono. A previsão para a temporada é de temperaturas e pluviosidade levemente elevadas, mas que devem se estabilizar no fim de abril.

De acordo com o Alerta Rio, o verão foi cerca de 30% mais chuvoso em relação à média histórica. O calor também superou o do ano passado: a média das temperaturas máximas foi de 35,5°, contra 33,5° no último verão. "Janeiro apresentou quatro graus acima do previsto. E em fevereiro choveu até 160% mais do que o esperado em algumas regiões, como nos bairros da Zona Oeste. Isso por conta da influência do El Niño, que traz situação bem irregular na pluviosidade, e aumento do calor", explicou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Souza.

"O fenômeno permanece, porém deve enfraquecer conforme a aproximação do inverno. O início do outono ainda vai parecer verão. As massas de ar frio devem chegar em meados de abril para maio", acrescentou Marlene, que destacou o aumento de nevoeiro pela manhã na estação.

As irmãs Daniela e Gabriela Barbosa, de 21 anos, se despediram do verão na praia do Arpoador, com a amiga Maria Beltrão, 25. "Vim de Pernambuco para passar uns dias, e já estou com saudade. Volto em junho, mas a vibe é outra no verão, é maravilhoso", disse Maria. "Aqui é sempre verão, não deixaremos de ir a praia quando o sol aparecer", contou Daniela. 

Amigas Maria Cecília Beltrão, Daniela e Gabriela Barbosa aproveitam o último dia de verão - Armando Paiva / Agência O Dia

Já a goianiense Nanci Almeida escolheu a cidade maravilhosa para passar o aniversário de 52 anos. "Vim com cinco amigos para a última semana do verão. Foi perfeito, pudemos passear no calçadão e tomar chopp gelado". No grupo, Joaquim Aparecido, 48, conheceu pela primeira vez o mar. "É uma realização, não poderia morrer sem conhecer o Rio. Quero voltar", enfatizou.

Moda colorida

A bebida que caracterizou os dias quentes de verão foi o Corote, uma mistura de vodka, açúcar e xaropes à base de frutas. Nos bares, custa R$ 5 a garrafa de 500 ml. Na moda, as pochetes e cores neon bombaram, e o biquíni de cintura alta 'hot pants', moda dos anos 70, voltou a aparecer nas areias cariocas. "Gosto desses modelos diferentes. É confortável e fica legal em qualquer tipo de corpo. A alta no verão foi bom porque agora encontro em toda as lojas, com preços acessíveis", indicou Nathalya Souza, 25, moradora da Penha.

Corote, uma mistura de vodka, açúcar e xaropes à base de frutas caracterizou os dias quentes cariocas - Armando Paiva/ Agência O Dia

"No verão só deu as pochetes, investimos nas cores cítricas, materiais leves, muito neon e holográfico. Desperta muito debate de quem gosta e detesta", considerou Gabriela Aciole, 42, dona da loja Studio 217. Localizada na Saara, tem mais de 20 opções de modelos, com preços médios de R$ 19,99. "Já temos as opções pro inverno, com pelinho, animal print", completou.

Pochetes: loja Studio 271, na Saara, aumentou até 80% as vendas do item - Armando Paiva/ Agência O Dia

E até os homens ficaram adeptos da pequena bolsa. "Foi um acessório que chegou para ficar, são práticas e seguras, dá para guardar tudo e não tem a preocupação de cair ou de furto, além do visual muito legal", disse Luan Gouveia, 28. O analista de dados confessou que sentirá saudades da estação. "É a cara do Rio, acho lindo poder voltar do trabalho e ainda conseguir pegar um pôr do sol, mas estou de braços abertos pro outono".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Apesar da alta temperatura, há previsão de chuva para esta tarde Armando Paiva / Agência O Dia
Corote, uma mistura de vodka, açúcar e xaropes à base de frutas caracterizou os dias quentes cariocas Armando Paiva/ Agência O Dia
Pochetes: loja Studio 271, na Saara, aumentou até 80% as vendas do item Armando Paiva/ Agência O Dia
Amigas Maria Cecília Beltrão, Daniela e Gabriela Barbosa aproveitam o último dia de verão Armando Paiva / Agência O Dia
Pochetes: loja da Saara aumentou até 80% as vendas do item Armando Paiva/ Agência O Dia
Nathalya Souza, moradora da Penha, é adepta ao ‘hot pants’ Reprodução
"A pochete chegou pra ficar", opinou o analista de dados Luan Gouveia Reprodução
A estudante Luana Pataro, 25, abusa do neon em seus looks despojados. "No início chamava muita atenção, agora ficou mais habitual. Todo mundo usa", disse Reprodução

Comentários