Mais Lidas

Adolescente é apreendido por planejar ataque à escola e shopping em Niterói

Menor foi apreendido com um facão e um canivete e procurava por armas e explosivos

Por RAI AQUINO

Na casa do jovem, foram apreendidos facão e uma máscara
Na casa do jovem, foram apreendidos facão e uma máscara -

Rio - Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, na Região Metropolitana do estado, apreenderam nesta terça-feira um adolescente de 17 anos que planejava um ataque à escola em que estudava ou ao Shopping Plaza Niterói. Ele foi encontrado com um facão e um canivete, além de uma máscara dos personagens do seriado "La Casa de Papel", e procurava por armas e explosivos para realizar o ataque.

O menor foi apreendido em casa, no Centro de Niterói, após denúncias anônimas sobre o seu plano. Sob o comando do titular da DPCA, o delegado Robinson Gomes, os policiais descobriram conversas em redes sociais, onde o menor dava informações do plano.

"A partir daí, conseguimos um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na residência dele. Lá, também apreendemos seu celular e tablet e estamos analisando tudo", conta o delegado assistente da DPCA, José Paulo Pires.

Pires revela que além do menor outros jovens estão envolvidos no caso e são investigados. Um deles, inclusive, já foi identificado.

Prédios do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - Reprodução / Google Street View

Bullying em escola

A escola alvo do adolescente era o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), colégio estadual onde ele cursa o sexto ano. Em depoimento na DPCA, ele disse que sofria bullying na unidade, motivação pela qual teria planejado o ataque.

"Ele disse que as pessoas que praticavam bullying contra ele exigiam até dinheiro e ele até já havia pago a um deles para não ser incomodado mais ", conta Pires.

O delegado diz que da DPCA o adolescente será levado ao Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que tem sido enfática em afirmar que não tolerará nenhum caso de violência nas escolas e não aceitará tais fatos como corriqueiros ou normais. "O tema bullying está presente nas ações pedagógicas que fazem parte do cotidiano das unidades escolares, inclusive no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic)", diz a pasta em nota.

A Secretaria de Educação disse estimular todos os projetos que ensinem os estudantes a lidarem com as diferenças e que valorizem o ambiente escolar, além de contar com iniciativas como a "Semana de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying" nas escolas, que é uma política de promoção da temática por meio da prevenção e mobilização de ações que promovam a cultura de paz. 

Ainda de acordo com a pasta, a Educação contratará 300 profissionais, que atuarão em serviços de portaria e de inspeção de alunos, com o objetivo de intensificar a segurança das escolas.

“Procuramos também o Juizado e o MP para buscar soluções que responsabilizem alunos e seus responsáveis por eventuais episódios de violência protagonizados pelos mesmos. Seremos duros e intolerantes na segurança e no combate a atos que a violem”, garantiu o secretário Pedro Fernandes.

Em nota, o Plaza Shopping Niterói repudiou qualquer intenção ou ato de violência.  "Reiteramos o nosso propósito de ser um destino de entretenimento para clientes. Prezamos pela segurança dos nossos clientes e lojistas, com uma equipe treinada constantemente e estamos à disposição das autoridades para qualquer auxilio nas investigações. Reiteramos ainda que todas as operações do shopping funcionam normalmente nessa quarta-feira, 20/03", diz o comunicado.

O Shopping Plaza Niterói era um dos alvos do ataque - Reprodução / Google Street View

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Na casa do jovem, foram apreendidos facão e uma máscara Divulgação / Polícia Civil
Prédios do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho Reprodução / Google Street View
Plaza Shopping, em Niterói Reprodução / Google Street View

Comentários