Propaganda de cervejaria movimentou a web nesta sexta-feira - Divulgação
Propaganda de cervejaria movimentou a web nesta sexta-feiraDivulgação
Por Dejair Neto*

Rio - Uma peça publicitária de uma marca de cerveja veiculada na edição impressa de O DIA tomou conta da web nesta sexta-feira. Diante da polêmica da semana, a cervejaria Rio Carioca ironizou a ordem do presidente Jair Bolsonaro enviada aos quartéis sobre comemorar o golpe militar de 1964. A propaganda dizia: "Se for para comemorar o golpe de 64, por favor, não compre Rio Carioca".

Na segunda-feira, a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro teria enviado aos quartéis orientações para que se comemorassem os 55 anos do golpe militar de 64 gerou reações nas redes sociais. Ao longo da semana, artistas e órgãos públicos, como o Ministério Público e a OAB, declararam repúdio à ação. Pensando nisso, a Cervejaria Rio Carioca lançou a campanha em que retruca os acontecimentos dos últimos dias. 

Ao O DIA, o sócio-diretor da marca de cerveja Luiz Vieira contou um pouco sobre o posicionamento e também sobre qual é o intuito deles ao utilizarem elementos do dia a dia em suas campanhas. De acordo com ele, a marca pretende instigar seus consumidores.

"A nossa marca sempre teve esse viés de pegar assuntos cotidianos que estão em pauta e trazer pra mídia. A gente costuma dizer que levamos a cerveja pro bar e, ao mesmo tempo, trazemos a conversa do bar pras propagandas. Então, sempre procuramos trazer esses assuntos, não no intuito de defender uma bandeira ou outra, mas de gerar discussão. A gente não faz distinção do fato ou do gerador do fato, a gente quer trazer o ponto de reflexão, aproveitando e valorizando o tempo de mídia pra isso", disse.

Para o empresário, a política de explorar sempre os assuntos mais comentados gera as mais variadas reações. "Nossos clientes mais assíduos, aqueles que consomem sempre e acompanham nossas redes sociais sabem que esse é o nosso perfil. Em outras experiências que tivemos do tipo, esse tipo de propaganda não interferiu no movimento de vendas. Dessa vez, recebemos muitos xingamentos, mas também muitas pessoas nos apoiaram. Isso é natural porque o consumidor não está acostumado com isso. O público que critica hoje já aplaudiu ontem e certamente vai voltar a curtir amanhã", explica.

"Não levantamos bandeira de direita, esquerda ou centro. Nossa preocupação é de não ir para nenhum lado e não ferir ninguém. A ideia é pensar e dar valor agregado a propaganda. Tirar aquela ideia de que anúncio de cerveja é só bunda", finaliza.

Até a publicação da matéria, o post da cervejaria com a propaganda viral estava com aproximadamente 4 mil curtidas, mais de dois mil comentários e mais de três mil compartilhamentos.

*Estagiário supervisionado por Thiago Antunes.

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