Evento de comemoração dos 201 anos do Museu Nacional - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Evento de comemoração dos 201 anos do Museu NacionalReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por O Dia
Teve início nesse sábado o evento 'Ciência, História e Cultura: o Museu na Quinta da Boa Vista', que celebra os 201 anos do Museu Nacional. Durante este fim de semana, das 10h às 16h, o público poderá conferir exposições de itens que foram recuperados do incêndio de setembro de 2018 e participar de atividades culturais, na Alameda das Sapucaias, na Quinta da Boa Vista. Quem passar pelo local terá a oportunidade de ver fósseis de mais de 100 milhões de anos que foram retirados de dentro dos escombros do palácio. O evento está sendo promovido pelo Museu Nacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Sesc-RJ, com apoio das Lojas Americanas.

Sábado também foi dado um grande passo para a recuperação do museu, com a entrega da cobertura provisória, que permitirá o avanço dos trabalhos no interior do palácio, sem a interferência de condições climáticas. Segundo Alexander Kellner, diretor do museu, com a cobertura, será possível que os trabalhos de recuperação comecem o quanto antes.

Entre os destaques do evento estão: 'Projeto Ilhas do Rio'; 'Quebrando o gelo - curiosidades sobre a Antártica'; 'Renascer das cinzas: memórias, histórias e trajetórias do Museu Nacional; 'De cara com a ciência' e 'Resgate de Acervos do Museu Nacional'. Carla e Joaquim levaram o filho Gabriel para conferir as exposições e estão aprendendo bastante com as explicações dos voluntários. "A exposição que ele mais gostou é a dos besouros. O Gabriel tem uma prova semana que vem e muitas coisas estão servindo pra que ele estude mais", disse a mãe do menino.

No primeiro dia de eventos, a atração ficou por conta da apresentação do Projeto Orquestra Maré do Amanhã. Hoje, a atração principal é o show "Samba que elas querem", às 15h30. Está previsto também, para 16h30, um abraço simbólico.


O teatro e a importância do museu
A esquete teatral 'O Museu Nacional está vivo' é uma das atrações da programação pelos 201 anos da instituição. De forma divertida, a apresentação instiga o espectador a se interessar mais pelas atividades realizadas em alguns dos setores do museu, mostrando a sua importância na composição da história do Brasil. Evento programado entre 10h e 16h.

* Reportagem da estagiária Juliana Mentzingen, sob supervisão de Bernardo Costa