ssaltos a ônibus tem aumento de 21% em comparação a 2018 - Marcio Mercante / Agencia O Dia
ssaltos a ônibus tem aumento de 21% em comparação a 2018Marcio Mercante / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Mil e quinhentos assaltos a ônibus foram registrados no estado do Rio de Janeiro desde o início deste ano, resultando num aumento de 21% em relação a todo ano de 2018, segundo informações do gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson. 
Wilson disse ainda que o agravamento da crise da segurança pública tem contribuído para o aumento da violência nos coletivos de uma forma geral. “Os índices de criminalidade estão aumentando em ônibus desde 2014. Implantamos câmeras de segurança em todos os coletivos da região metropolitana", destacou. 
Publicidade
Os usuários dos trens da SuperVia também correm risco por causa da insegurança. Segundo José Carlos Prober, presidente da empresa, um dos fatores para o aumento dos crimes nas estações é o baixo efetivo de segurança. 
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, deputado Delegado Carlos Augusto (PSD), afirmou que é fundamental a união das forças de segurança, do Poder Legislativo, e do setor de transportes para o combate à violência em coletivos públicos.
Publicidade
"Nós pretendemos unir as ideias com dados informativos como câmeras, levantamentos prévios, e relatórios investigativos. O que se percebe é que há ajuda de forma isolada e buscamos unir as partes; fazer uma composição investigativa para que se houver um delito nós possamos perseguir o autor e preventiva no sentido de evitar que o crime ocorra", disse o parlamentar.