André Midani participou da divulgação e repercussão da bossa nova no final dos anos 1950, quando trabalhava na então gravadora Phillips - Divulgação
André Midani participou da divulgação e repercussão da bossa nova no final dos anos 1950, quando trabalhava na então gravadora PhillipsDivulgação
Por O Dia
Rio - O produtor cultural André Midani morreu na noite desta quinta-feira, 13, no Rio de Janeiro, aos 86 anos. Ele estava internado na Casa de Saúde São Vicente, no bairro da Gávea, para tratamento de um câncer.

Midani foi um dos mais importantes produtores da indústria musical brasileira, especialmente entre os anos 1960 e 1990. Ele participou da divulgação e repercussão da bossa nova no final dos anos 1950, quando trabalhava na então gravadora Phillips. Também ajudou a consolidar o talento da geração tropicalista, na década de 1970.

Naquela época, a Phillips reunia uma verdadeira constelação de artistas brasileiros como Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Gilberto Gil, Mutantes, Erasmo Carlos, Raul Seixas, Jorge Ben, entre outros.

Midani também teve papel fundamental na guinada dada pelo rock brasileiro nos anos 1980, impulsionando grupos como Titãs, Kid Abelha, Ira! e Ultraje a Rigor.