Festival de sustentabilidade terá final de semana recheado de atividades gratuitas

Evento do LivMundi oferece atrações como trilhas, aula de yoga, rodas de conversas e oficinas de artesanatos no Parque Lage, na Zona Sul

Por O Dia

O primeiro final de semana do festival de sustentabilidade teve atividades no Complexo da Penha
O primeiro final de semana do festival de sustentabilidade teve atividades no Complexo da Penha -
Rio - O festival LivMundi promove neste final de semana atividades gratuitas para incentivar a cultura da sustentabilidade. As ações, que incluem rodas de conversas, exposições artísticas, oficinas de artesanato, feiras de orgânicos e aulas de Yoga, acontecerão entre sábado e domingo, das 09h às 18h, no Parque Lage, que faz parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, na Zona Sul. 
"Durante todo um fim de semana teremos atrações pensadas para ajudar cada pessoa a promover uma mudança de hábitos de forma simples e saudável. Queremos que todos se envolvam nessa mudança", explica Luciane Coutinho, idealizadora do projeto.
O festival tem como premissa a mensagem: "juntos, ganhamos mais consciência do nosso papel, compartilhamos práticas e conhecemos novas possibilidades e a força do coletivo está na diversidade e na atuação de cada um, de cada nós". Só na última edição do Festival LivMundi, foram encaminhados para reciclagem 1.141 kg de resíduos; 3.200 litros de esgoto sanitário coletado e tratado que irrigaram 58 goiabeiras.
A PROGRAMAÇÃO:
A artista Mana Bernardes vem com seu projeto "Desembrulho Poético", na tarde de sábado, às 16h30. A escritora traz uma enorme colcha de papel de fibra de Kozo, todo manuscrito, para recitar poemas sobre o universo íntimo-corporal, da caligrafia como partitura da emoção.
ATIVIDADES
Indicada para adultos, a técnica de cura energética e autoconhecimento ThetaHealing trabalha meditação, frequência theta, consciência, livre arbítrio, mudança de crenças e padrões limitantes, conexão e criação de realidade, será atração deste sábado, às 10h. Quem for ao Parque Lage também terá aula de yoga voltada para a saúde feminina, pais e filhos e público em geral. As ações acontecerão em vários horários, tanto no sábado quanto no domingo. 

COLETIVO DIFERENTE

O Coletivo Diferente estará presente no festival, mais uma vez, neste sábado e domingo, das 09h até as 18h. Com o seu movimento "EMPACTAR", busca esta seleção de marcas de artesanato compromissadas com o fazer diferente e com a missão de empreender com empatia, gerando impactos socioambientais. O grupo surgiu sob o olhar e curadoria da Vanessa Wagner, sócia fundadora da marca ZÓIA, que trabalha a transformação como proposta criativa.

FEIRAS ORGÂNICAS

Outra atração do fim de semana sustentável promovido pelo festival é o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, que também acontece neste sábado e domingo (até as 18h). Na ação, feirantes venderão alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) diretamente dos produtores, por valores mais acessíveis. Para quem não quiser ter o trabalho de preparar o almoço, a Junta Local, que integra o LivMundi terá natural culinária com preços acessíveis.

TRILHAS

No sábado, às 09h, monitores irão guiar grupos do Parque Lage às Paineiras. A trilha, que passam pelo Parque Nacional da Tijuca, prometem um belo visual e conhecimento compartilhado. São árvores, muitas delas raras, a fauna e cascatas da região. Já no domingo, o horário é o mesmo, mas o trajeto vai até o Corcovado
Segundo os organizadores, é indicado o uso de roupas leves e tênis. Os monitores também aconselham levar uma garrafa de água, alimentos e um saco plástico para o descarte de lixo. A atividade está sujeita a lotação, com entrada por ordem de chegada. Aconselhamos chegar com antecedência a fim de garantir a sua participação.
INSTALAÇÃO ERNESTO NETO

Na tarde de domingo, o artista visual Ernesto Neto fará uma instalação ao ar livre, e convida os visitantes a criar junto com ele."Vamos sentar sobre a terra e ouvir com serenidade, carinho e amor o canto dela, sua família, bichinhos, folhas, raízes. Esculturas que encontramos nela, escultura cura, cultura cura, arte também cura. Vento, sol, gravetos e fios. Vamos fiar, confiar, com a Terra. Mamãe Terra", explica o artista.

De acordo com a organização, a atividade também está sujeita a lotação, com entrada por ordem de chegada. Aconselhamos chegar com antecedência a fim de garantir a sua participação.
Para conferir a programação completa, basta acessar a agenda do festival no link www.livmundi.com/agenda/
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

O primeiro final de semana do festival de sustentabilidade teve atividades no Complexo da Penha Divulgação
O primeiro final de semana do festival de sustentabilidade teve atividades no Complexo da Penha Divulgação
O primeiro final de semana do festival de sustentabilidade teve atividades no Complexo da Penha Divulgação

Comentários