Uso de patinetes já virou polêmica na cidade do Rio - Tomaz Silva/Agência Brasil
Uso de patinetes já virou polêmica na cidade do RioTomaz Silva/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL), encaminhou, nesta sexta-feira, um ofício ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pedindo o veto total ao projeto de sua autoria e do colega de partido Gustavo Schmidt, aprovado na quinta-feira pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que trata da regulamentação de cobrança de aluguel de modais de transporte elétrico, como patinetes e bicicletas elétricas. O pedido do veto, segundo o deputado, foi por compreender a iniciativa como inoportuna.
“Devido ao clamor popular, e atendendo aos anseios da sociedade fluminense, que busca a desburocratização de serviços, o parlamentar teve um novo entendimento de que é necessário pedir o veto a este projeto”, informou o gabinete do deputado em nota, acrescentando que “desde o início a intenção do parlamentar era contribuir para a evolução dessas tecnologias e novos modais, visando garantir a segurança jurídica e operacional para os usuários e empresas". 
Publicidade
De acordo com a legislação aprovada, o condutor que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será obrigado a fazer um teste no Departamento de Trânsito (Detran) para utilizar os equipamentos.

O projeto recebeu críticas tanto da sociedade como de especialistas. Uma das divergências é de que esse tipo de legislação não pode partir da Alerj e sim da Câmara dos Vereadores, com regulamentação do município. Outro questionamento é que somente a União pode determinar exames de condutores.
Segundo a nota do gabinete do parlamentar, o teste exigido para quem não tem CNH e aluga algum modal de transporte elétrico, “seria para assegurar que o usuário tivesse noções básicas de trânsito, para torná-lo um condutor mais consciente e, assim, evitar acidentes”.
Publicidade
O governador do Rio, Wilson Witzel, ainda não recebeu o projeto, mas adiantou que não deve sancionar. “Pouco provável que sancione qualquer projeto de lei que envolva patinete eletrônico”, disse.