Rio recebe a terceira edição de festival no Dia Mundial dos Refugiados - Divulgação / Cáritas
Rio recebe a terceira edição de festival no Dia Mundial dos RefugiadosDivulgação / Cáritas
Por O Dia
Rio - Pelo terceiro ano seguido, o festival "Rio Refugia" irá realizar o encontro entre brasileiros e pessoas de vários países em celebração ao "Dia Mundial do Refugiado", nesta quinta-feira, no Sesc Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Segundo a definição do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur), são considerados refugiados, pessoas que estão fora de seu país de origem por causa de temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.
Publicidade
De acordo com Comitê Nacional para os Refugiados (Conar), órgão do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil registrou mais de 157 mil solicitações de refúgio em 2018, e 10.522 pessoas refugiadas reconhecidas, em outubro de 2018, vindas de 105 países.
O "Rio Refugia" é realizado conjuntamente pelo Abraço Cultural, o Chega Junto, o Programa de Atendimento a Refugiados (Pares) da Cáritas e o Sesc. O evento tem entrada gratuita e espera repetir o sucesso da edição do ano passado, que atraiu cerca de três mil pessoas.
Publicidade
Segundo os organizadores, entre as atrações do festival, está a feira Chega Junto, com a culinária dos países de origem dos refugiados. Os visitantes poderão experimentar desde o shawarma sírio até o arroz jollof nigeriano, assim como as arepas da Venezuela, de onde chega a maioria dos solicitantes de refúgio atualmente. A cozinha do Togo, do Congo, do Haiti e da Colômbia também estarão presentes.
Além da gastronomia, será possível mergulhar em outros aspectos da cultura dos refugiados, por meio de diversas oficinas. A programação inclui aulas de salsa e dança afro, percussão, turbantes e pinturas tribais. Os visitantes ainda terão a oportunidade de trançar os cabelos com uma refugiada angolana, fazer tatuagem de hena e escrever o próprio nome em alfabeto árabe. A criançada, por sua vez, poderá aprender a pintar como o povo Kuna, da Colômbia, e a fazer brinquedos populares típicos da Venezuela.
Publicidade
Sobre o Dia Mundial do Refugiado
O Dia Mundial do Refugiado é celebrado em 20 de junho, desde 2001, como uma homenagem à coragem, à resiliência e à força das pessoas que precisam deixar suas casas e seus países devido a guerras, perseguições e violações de direitos humanos. O Rio Refugia surgiu como uma forma de celebrar também os talentos e os saberes de quem fez do Rio de Janeiro a sua cidade de acolhida e recomeço.
Serviço
Dia Mundial do Refugiado
Local: Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539
Data e hora: 20 de junho, das 10h às 18h
Entrada gratuita