Viaturas da PM  - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Viaturas da PM Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, vai destinar cerca de 380 mil litros de combustíveis — álcool e gasolina — para a Polícia Militar. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. Os bens foram apreendidos pelos auditores fiscais da Receita Estadual que atuam nas barreiras fiscais das secretarias de Fazenda e de Governo.
A liberação dos combustíveis para a incorporação ao patrimônio estadual ocorreu após o término de todos os processos administrativos que antecedem o chamado perdimento, pena aplicada quando há crime contra a ordem tributária.

O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, afirmou que a destinação dos combustíveis apreendidos para a Polícia Militar está de acordo com a determinação do governador Wilson Witzel de priorizar o uso de recursos e bens públicos para fortalecer a Segurança Pública do Estado e ressaltou a importância das operações de combate à sonegação fiscal.
Publicidade
“Há anos que não se destina combustíveis apreendidos para os órgãos do estado. Neste primeiro lote conseguimos incorporar cerca de 380 mil litros de álcool e gasolina. Há outros processos em andamento, o que significa que nos próximos meses mais mercadorias que entrariam de forma ilícita no estado terão destinação apropriada sem danos ao erário. Cabe ressaltar que a medida anunciada hoje é fruto do trabalho de fiscalização dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. Há um trabalho diário nas Barreiras Fiscais para impedir a entrada de mercadoria fraudulenta, o que consequentemente poderia gerar perda de arrecadação aos cofres públicos”.

O secretário da Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, destacou que a destinação dos 380 mil litros de combustíveis para a corporação será fundamental para remanejar os valores que seriam gastos com os produtos para outras ações da PM. Além disso, reforçou a importância do trabalho dos policiais militares para o Governo do Estado.
“Esses combustíveis terão o uso correto, uma vez que estavam ingressando de forma imprópria em nossas divisas. A Polícia Militar poderá destinar os recursos para ações de combate à criminalidade e demais melhorias. Vale lembrar que os policiais militares também atuam nas Barreiras Fiscais sempre que acionados pela Secretaria de Fazenda."
Publicidade