Moda, artesanato, gastronomia e cultura de diversos países - Divulgação
Moda, artesanato, gastronomia e cultura de diversos paísesDivulgação
Por Felipe Rebouças*

Rio - A terceira edição do Festival Rio Refugia vai reunir hoje gastronomia, artesanato, música e dança de diversos países no Sesc-Tijuca, que fica na Rua Barão de Mesquita, 539. O evento tem entrada gratuita e ocorre entre 10h às 17h. São esperadas cerca de quatro mil pessoas interessadas em conhecer e apoiar quem foi obrigado a deixar seu país em busca de abrigo em terras brasileiras. Entre os refugiados estão nigerianos, venezuelanos, sírios, haitianos, congoleses, colombianos, togoleses e senegaleses.

"A ideia é fazer uma integração. No ano passado foi muito legal, a cada três passos se ouvia um sotaque, uma língua diferente", diz Daniel Moura, analista de assistência do Sesc-RJ e organizador do evento.

Serão 11 barracas de comidas com especialidades dos países envolvidos. Haverá também apresentações musicais com ritmos latinos e africanos, além de DJ e show do Coral do Rei, grupo africano que esteve no Rock In Rio 2017. Dez oficinas de trança, tambores, tatuagem de henna, artesanato, pintura, caligrafia árabe e brinquedos completam a experiência que simula uma volta ao mundo.

Na área de saúde o público presente poderá aferir pressão arterial, glicose e colesterol além de receber outras dicas de saúde com ações como orientação sobre hipertensão e glicose.

Além da instituição do Sistema S, a iniciativa recebe o apoio do Chega Junto, responsável pela armação de barracas, tendas e palco, do Abraço Cultural, projeto que oferece aulas das línguas estrangeiras e da Cáritas-RJ, organização da Arquidiocese do Rio de Janeiro que atua conjuntamente com Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no acolhimento dos refugiados.

*Estagiário sob supervisão de Flávia Duarte

Você pode gostar
Comentários