Mais Lidas

Museu da República apresenta yoga como opção de distração e relaxamento

Evento acontece até às 18h. Entre as atividades oferecidas estão meditação, oficinas e apresentações musicais. Participação é gratuita.

Por *Maria Vitória Santos

Evento no Catete atende p
Evento no Catete atende p -
Rio - O Dia Internacional do Yoga, comemorado no dia 21 de junho, ganhou uma comemoração especial, neste domingo, no Museu da República. Em sua 5ª edição, a palavra de ordem é ‘união’, reforçada no evento pela participação de representantes de diversas vertentes da prática.
A programação começou às 8h, com atividades para crianças, jovens e adultos, como aulas de yoga, meditação, oficinas, música, dança e exposição de fotografias. Além de comidas típicas, artigos relacionados à prática do yoga e à cultura indiana na feira 'Vida Liberta'.
Na vida do carioca, que tem o cotidiano marcado por violência e insegurança, o yoga pode ser uma saída. Para Leonardo Ananda, cônsul geral honorário da Índia no Rio de Janeiro, a principal delas. "O yoga está ligado à educação, à formação do caráter. Acreditamos que podemos contribuir para as pessoas refletirem um pouco. Parar a correria da rotina, pensar nos outros, em como ter um ambiente mais harmônico, pacífico. Não contribuir só internamente, mas perpetuar a paz na sociedade. O Rio está precisando disso", afirmou.
Leticia Gomes, diretora da Associação Amigos da Índia, diz que o equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para o desempenho do papel de cada um em sociedade. "A prática é importante porque trabalha o autoconhecimento e a partir dele as pessoas tomam consciência da importância de ajudar o próximo. Como criar correntes para viver em harmonia, em paz", completa.
O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a prática milenar de equilíbrio para o corpo e mente. A proclamação do dia 21 de junho veio após pedidos de lideranças yoguis e do primeiro-ministro indiano, Sr. Narendra Modi. A data foi escolhida por ser o solstício (dia em que os hemisférios da Terra atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol), o que significaria a vitória da luz (conhecimento) sobre a escuridão (ignorância).
*Estagiária sob supervisão de Clarissa Monteagudo
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Evento no Catete atende p Divulga
Público poderá acompanhar apresentações musicais ao ar livre Divulgação
Feira 'Vida Liberta' oferece artesanato e comida vegana Divulgação
Gramado do Museu da República será palco de evento zen Divulgação

Comentários