Por Felipe Rebouças*

Rio - O Museu Histórico Nacional (MHN) e a Estação Primeira de Mangueira começam hoje campanha de financiamento coletivo para custear exposição que vai levar o samba-enredo vencedor do Carnaval 2019 para dentro da instituição. A arrecadação será feita no site Catarse (catarse.me/mangueiranomuseu) e vai até o dia 8 de agosto. As doações são a partir de R$ 20.

Quem contribuir receberá contrapartidas como ingresso, nome no catálogo da exposição e aulas de samba com a rainha de bateria Evelyn Bastos. Os doadores também poderão participar de visitas guiadas ao barracão, além de receberem réplicas da bandeira 'Índios, negros e pobres', usada no encerramento do desfile da Verde e Rosa.

Segundo a historiadora e curadora do projeto Renata Santos, a ideia do financiamento coletivo começou logo na Quarta-feira de Cinzas, quando a Mangueira se sagrou campeã. Na ocasião, ela ligou para diretor do MHN, Paulo Knauss, para sugerir o intercâmbio. Após sinal positivo, ela recorreu ao diretor de projetos especiais da Mangueira, Moacyr Barreto, e ao carnavalesco Leandro Vieira.

Ainda conforme a historiadora, será um financiamento 'tudo ou nada'. A meta é arrecadar R$ 500 mil. Caso não seja atingida, o dinheiro será devolvido aos participantes. "É importante frisar que não se trata de uma vaquinha, é um movimento colaborativo. As pessoas vão decidir se querem ou não", explica Santos.

*Estagiário sob supervisão de Luiz Almeida

 

Você pode gostar
Comentários