Marcelo Mello, 45 anos, morreu após ficar internado com suspeita de febre maculosa - Reprodução Facebook
Marcelo Mello, 45 anos, morreu após ficar internado com suspeita de febre maculosaReprodução Facebook
Por ADRIANO ARAÚJO
Rio - Um homem que estava internado com suspeita de febre maculosa morreu, na noite desta segunda-feira, no Hospital Escola de Valença, no interior do estado, onde estava desde a última sexta-feira em estado grave. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade confirmou o óbito de Marcelo Mello, de 45 anos. 
Segundo informações, Marcelo deu entrada no hospital após participar de uma pescaria em um rio na localidade conhecida como Porto dos Índios com outros dois amigos que também apresentaram os sintomas da doença e também foram internados. Um deles, identificado como Wilson Rosa, 56 anos, recebeu alta nesta terça-feira. Já Godofredo Matos Filho, 58 anos, será transferido para um hospital vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para continuar o tratamento.
Publicidade
O Hospital Escola de Valença aguarda o resultado da análise da sorologia dos pacientes, inclusive de Marcelo, que é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, para confirmar ou não se eles foram infectados com a febre maculosa.
A febre maculosa é causa pela bactéria Rickettsia, transmitida através da picada do carrapato-estrela e tem como hospedeiro a capivara, mas o animal não é o único a hospedá-la. É importante ressaltar que quem passa a doença para os seres humanos são os carrapatos. A Secretaria de Saúde de Valença está fazendo uma campanha de alerta e prevenção contra a febre maculosa às pessoas que gostam de frequentar área rural.