O jornalista que é o Google da redação

Luarlindo Ernesto trabalha como jornalista há mais de 60 anos. É sua terceira passagem pelo O DIA, onde é referência

Por O Dia

Luarlindo Ernesto, o Luar: mais de duas décadas em O DIA
Luarlindo Ernesto, o Luar: mais de duas décadas em O DIA -
Rio - Na redação do jornal, quando surge alguma dúvida, os repórteres vão até a mesa de Luarlindo Ernesto, espécie de Google do jornalismo carioca e testemunha dos acontecimentos do Rio nas últimas décadas. No jornalismo, ingressou aos 14 anos e teve três passagens pelo DIA.
A mais recente foi em 1992. Aos 76 anos, Luarlindo é um dos repórteres mais experientes na ativa no Brasil. E inspiração para os mais jovens. “Até me emociono quando vejo esses meninos e meninas da redação Isso tá no sangue”, diz, como quem passa o bastão do ofício para as novas gerações.
Hoje, é responsável pela escuta, termo usado para a ronda que identifica os principais acontecimentos do dia. Ele também elabora a agenda que auxilia a chefia de reportagem. “Ainda alerto o pessoal quando
completa uma data redonda de algum acontecimento marcante. As notícias não param. E temos o dever de informar nossos leitores. Somos especialistas nas classes populares”.
Na primeira passagem pelo O DIA, na década de 1970, Luarlindo lembra de um caso que rendeu. No Largo do Encantando, estranhou uma cena: um homem, que ficava ao pé de uma árvore sumia de repente. Percebeu que, no alto, entre os galhos, havia uma casa, onde ele morava também com a mulher, uma galinha, um galo e um gato. “Ele subia e desaparecia. Fazia questão de dizer que não era mendigo. Até hoje, histórias assim estão na capa do jornal. São reportagens fora de contexto, que fazem sucesso”.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários