Paes concorreu ao governo do estado nas últimas eleições - Vanessa Ataliba / Parceiro/Agência o Dia
Paes concorreu ao governo do estado nas últimas eleiçõesVanessa Ataliba / Parceiro/Agência o Dia
Por O Dia
Rio - Está marcada para a tarde desta quarta-feira, a audiência de instrução e julgamento do processo em que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) responde por boca de urna durante as eleições do ano passado. A ação contra Paes foi movida pelo Ministério Público estadual (MPRJ), que o acusa de incitar, publicamente, a prática de crime.
Se condenado, Paes pode pegar de três a seis meses de prisão ou ter que pagar uma multa. A audiência vai acontecer no Juizado Especial Adjunto Criminal de Queimados, na Baixada Fluminense.
Publicidade
De acordo com o MPRJ, durante um discurso realizado no dia 27 de outubro do ano passado, véspera do segundo turno das eleições, o então candidato ao governo do estado solicitou às pessoas presentes que fizessem boca de urna até o dia das eleições. Por isso, no entendimento do Ministério Público, Paes estaria conseguindo indevidamente eleitores a seu favor, desrespeitando à Lei Eleitoral.
Publicidade
Segundo a promotora de Justiça Luciana Maia, em audiência realizada em maio passado, o Ministério Público sugeriu uma proposta de multa de R$ 30 mil ou prestar serviços à comunidade por três meses, mas Paes não aceitou.
O DIA tenta contato com o ex-prefeito, mas ainda não obteve retorno.