Semana do Refugiado no Largo da Carioca vai até sexta-feira

Em tendas montadas no local, cidadãos que tiveram de deixar seus países demonstram seus dons artísticos para os cariocas, oferecendo gratuitamente turbante africano, trança angolana, caligrafia árabe e pintura colombiana

Por O Dia

Largo da Carioca recebe a Semana dos Refugiados
Largo da Carioca recebe a Semana dos Refugiados -
Rio - Quem circula pelo centro do Rio de Janeiro pode conhecer um pouco da cultura de países da África e América Latina na Semana do Refugiado. A ação, promovida pelo Sesc RJ, acontece no Largo da Carioca, até esta sexta-feira (5). Em tendas montadas no local, cidadãos que tiveram de deixar seus países demonstram seus dons artísticos para os cariocas, oferecendo gratuitamente turbante africano, trança angolana, caligrafia árabe e pintura colombiana.

O público também pode apreciar a exposição “Novos Cariocas, Refugiados no Rio de Janeiro”. A mostra fotográfica, uma parceria entre Sesc RJ e Cáritas RJ, apresenta fotos de estrangeiros que decidiram recomeçar a vida no Rio de Janeiro. As imagens, clicadas por Diogo Félix, Luciana Queiroz e Ana Cristina Osório, trazem um novo olhar sobre o tema, na tentativa de desfazes mitos e preconceitos.

Outra mostra em exibição é “Feminicidade”, um conjunto de fotografias e relatos de mulheres de diferentes etnias, idades, territórios e orientações sexuais. As imagens, dispostas em varais, jogam luz sobre a questão da resistência feminina diante dos seus desafios atuais.
A Semana do Refugiado integra o projeto “Sesc+ Povos e Nações”, que visa a ajudar na integração social dos refugiados, um grupo crescente na sociedade carioca e brasileira. Segundo a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), o Brasil tem hoje 11.327 refugiados reconhecidos. Para cada um deles, há mais de 10 aguardando pela decisão para a solicitação de refúgio: 152.690 mil pessoas. Mais da metade são venezuelanos.


Serviço. 
Semana do Refugiado. Lago da Carioca – Centro do Rio de Janeiro. Até 5/7/2019. 9h às 16h. 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários