Furto da coroa de Nossa Senhora em igreja da Rocinha mobiliza moradores

Peça foi trazida de Portugal e estava na paróquia há 80 anos. Objeto passou por restauro em 2018

Por RENAN SCHUINDT

Nossa Senhora da Boa Viagem
Nossa Senhora da Boa Viagem -

O furto de uma coroa de ferro banhada a níquel, levada no último sábado da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tem causado grande mobilização entre os moradores da Rocinha. Nas redes sociais, muitos fiéis passaram a compartilhar uma publicação da igreja, que pede ajuda para encontrar a peça histórica. Embora as câmeras de segurança tenham registrado o momento do crime, ainda não há pistas sobre o paradeiro do ornamento. Os responsáveis pela paróquia ainda vão decidir se farão o boletim de ocorrência. 

Câmeras de segurança registraram a ação, que durou cerca de vinte minutos. No vídeo, é possível ver o suspeito arremessando por diversas vezes um chinelo até derrubar a coroa, que ficava à uma altura de três metros. Trazida de Portugal, a peça estava na paróquia há 80 anos e havia sido restaurada no ano passado, ao custo de R$ 2 mil.

De acordo com o frei Felipe Carretta, um dos responsáveis pela paróquia, o ladrão ainda teve tempo de arrumar o banco para subir e levar a peça, saindo tranquilamente. "Ele levou na mochila. Ainda estamos debatendo com a comunidade se faremos o registro junto à delegacia. O valor era sentimental. Não vale dinheiro algum", disse. Segundo o Frei, o furto foi percebido na manhã do último sábado. "Por volta de 10h, eu olhei a imagem e a coroa não estava lá", contou.

Em 2018, a paróquia completou 80 anos. Foi quando a imagem passou por uma restauração. Segundo o frei, o processo só foi possível graças ao apoio dos membros da igreja. "A comunidade está empenhada em encontrar a peça. Ela tem um valor sentimental muito grande para nós", afirmou.

Uma moradora que pediu para não ser identificada, disse que a suspeita dos fiéis é que o objeto tenha sido levado por alguém que já conhece a rotina da igreja. "Pode ter sido uma atitude de desespero. Talvez a pessoa que pegou tenha achado que a coroa pudesse valer algum dinheiro. Todos os moradores estão de olho para ver se surge alguma informação", disse.

Nas redes sociais, muitos moradores compartilharam a publicação da paróquia, que pedia ajuda para encontrar a coroa. "É lamentável. Nem a igreja as pessoas respeitam mais", escreveu uma moradora. "Não vamos perder as esperanças", publicou uma fiel nas redes sociais. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários