Paraty (Tânia Rêgo/Agência Brasil) - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Paraty (Tânia Rêgo/Agência Brasil)Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por Agência Brasil
Rio - O título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), concedido nesta sexta-feira à cidade de Paraty e à Ilha Grande, localizada no município de Angra dos Reis, no sul do Estado do Rio de Janeiro foi recebido com perspectivas de novos investimentos e incremento de projetos culturais pelos dois municípios.
O prefeito em exercício de Paraty, Valceni Teixeira, disse que receber o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco é a demonstração de que o município construiu algo importante em relação à conservação da história e da biodiversidade locais. “Buscamos este título há muitos anos e apenas agora foi possível. Este é um momento único e especialmente importante para todos os moradores de Paraty”,disse.
Publicidade
Para a secretária de Cultura, Cristina Masela, a inscrição como Patrimônio Mundial, além de preservar a cultura e o meio ambiente da região é uma maneira de conseguir novas oportunidades de projetos e investimentos, inclusive na solução de algumas dificuldades de infraestrutura do município, como o tratamento de água e esgoto, que é um problema na cidade, assim como em outros lugares do país, e acesso às rodovias.
“Acho que tem uma série de questões importantes que precisam também de investimentos de outras esferas de governo para poder superar. Isso também trará muitos benefícios na área de turismo onde pode aumentar o número de visitantes na cidade, sempre com o norte do turismo sustentável”, afirmou.
Publicidade