Peixes mortos foram recolhidos
 - Mario Moscatelli/Divulgação
Peixes mortos foram recolhidos Mario Moscatelli/Divulgação
Por *Luana Dandara
Rio - O biólogo Mario Moscatelli recolheu, neste domingo, cerca de 1 tonelada de peixes mortos na Lagoa da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Segundo ele, as espécies, a maioria tilápias, foram prejudicas pelo lançamento de esgoto na água. 
"A ressaca no mar desde quarta-feira remexeu o fundo da lagoa e houve a liberação de gás sulfídrico e metano, duas substâncias presentes no esgoto, lançado em grande intensidade na água. Essa região, infelizmente, é uma grande latrina", explicou o biólogo. "Os peixes continuam chegando na margem da lagoa já em decomposição, ainda tem muitos boiando no meio da lagoa e nas demais margens", acrescentou.
Publicidade
Moscatelli calcula que em toda a lagoa devem ter de 3 a 4 toneladas de peixes mortos. "Só fizemos a vistoria em uma das margens. E identificamos, pelo menos, dois pontos de lançamento de esgoto, vindo da rede de água pluvial". O biólogo encaminhou ainda as fotos e vídeos do local para o secretário municipal de Meio Ambiente Marcelo Queiroz e para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, como forma de denúncia.
Biólogo identificou dois pontos de lançamento de esgoto na região do Saco Grande, como mostra foto tirada por ele neste domingo - Divulgação/Mario Moscatelli
Publicidade
"O lançamento de esgoto nessa região não é uma novidade, muito menos a liberação desses gases durante as ressacas marítimas. Novidade vai ser quando os delinquentes ambientais responsáveis por isso forem denunciados e punidos", cobrou o biólogo.