Colégio Estadual Paulo Freire, em Cachambi - Arquivo / Agência O Dia
Colégio Estadual Paulo Freire, em CachambiArquivo / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O governo do Rio lança, nesta segunda-feira, o programa "Escola Pra Vida", que vai aumentar em 120% o número de colégios com turmas em tempo integral. A partir de 2020 serão mais 322 unidades de ensino, saltando das atuais 268 para 590, fazendo o estado ter o terceiro maior percentual de escolas integrais no país. A cerimônia de lançamento contará com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Educação, Pedro Fernandes.
O projeto prevê o ensino profissionalizante nas escolas integrais através de uma parceria com a Faetec. A ideia é promover cursos voltados à vocação de cada região, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os alunos. O aumento das turmas de escolas com tempo integral vai atingir quase metade da rede de ensino estadual, atualmente com 1.222 unidades.
Publicidade
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, para atender as necessidades locais, as unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos.
Em entrevista ao DIA, publicada neste domingo, em o secretário Pedro Fernandes antecipou o projeto de aumentar o número de escolas integrais a partir de 2019. "Vamos saltar de 260 para 590 unidades com ensino integral no próximo ano", disse. 
Publicidade
A secretaria informou que no próximo ano também ganhará mais parceiros no projeto, como o SESC, que oferecerá cursos profissionalizantes, aumento o número de oportunidades ofertadas. Já os consulados do México e do Equador participarão na oferta do chamado Ensino Médio Intercultural, que serão oferecidos, respectivamente, nos Cieps 413 - Adão Pereira Nunes e Ciep 309 - Zuzu Angel, localizados em São Gonçalo.
Com o Instituto Trevo, a parceria será no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, e em outra unidade a ser inaugurada em Honório Gurgel, ambas vocacionadas ao Esporte. Já com a PRF, o Colégio Estadual Policial Rodoviário Federal Antônio Félix Filho (Turquinho), no bairro Irajá, na Zona Norte, terá na matriz curricular componentes semelhantes aos dos colégios militares, e contará com cursos de qualificação profissional para os alunos.
Publicidade