Velário Ruth de Souza  - ONOFRE VERAS
Velário Ruth de Souza ONOFRE VERAS
Por Agência Brasil
Rio - Foi velado, na manhã desta segunda-feira, no Theatro Municipal, o velório da atriz Ruth de Souza. Ela morreu neste domingo, aos 98 anos, no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, onde estava internada no Centro de Tratamento Intensivo desde a última segunda para tratar de uma pneumonia.

De 8h às 10h, a despedida foi fechada para familiares e amigos mais próximos. De 10h ao meio dia, os admiradores puderam prestar as últimas homenagens.

Muito emocionado, o ator Milton Gonçalves destacou que o mundo artístico perdeu um talento. "Foi embora um talento, uma amiga... há uma semana estávamos conversando, fazendo espetáculos, participando de festas e vem Deus e leva. Nós somos trabalhadores, damos saltos para as massas. Não é a primeira pessoa que viemos nos despedir aqui neste prédio. É uma dor sempre muito grande. Que Deus a chame com muito afeto".
Milton Nascimento no velório da Dona Ruth - AgNews


Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal, em maio de 1945, com a companhia Teatro Experimental do Negro, fundada por Abdias Nascimento. Ela também foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com o papel de Sinhá Moça, no Festival de Veneza, em 1954.

O enterro será às 16h30, no Cemitério da Penitência, no Caju, em cerimônia fechada para a família.