Policiais militares apreenderam mais de 200 rolos de linha chilena e cerol - Divulgação / Linha Verde
Policiais militares apreenderam mais de 200 rolos de linha chilena e cerolDivulgação / Linha Verde
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Em seu primeiro dia de funcionamento, o número o Disque Linha Chilena/Cerol (0800-285-2121) já recebeu 42 ligações. A iniciativa de disponibilizar um contato direto para denúncias sobre o assunto foi da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio. Não é preciso se identificar, e as ligações podem ser feitas das 10h às 16h. 
Os bairros mais citados foram de Vila Kennedy e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Parada de Lucas e Deodoro, na Zona Norte. Mas, Madureira e Piedade, também na Zona Norte, foram mencionados. A comissão recebeu ainda denúncias de moradores dos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Todas as ligações e endereços recebidos serão encaminhados direto para a Secretaria de Polícia Civil e para a Delegacia do Consumidor (Decon), que ficarão responsáveis em verificar a veracidade da informação.
Publicidade
O uso e comércio de linha chilena e cerol é proibido por lei, que prevê multa. O cerol é feito da mistura de cola de sapateiro com vidro moído aplicada em linhas de pipa. Já a linha chilena, tem quartzo moído e óxido de alumínio e tem poder cortante muito maior que o cerol. Os ferimentos causados por esses materiais podem levar causar amputação e até a morte.
APREENSÃO
Publicidade
Nesta segunda-feira, policiais militares do Linha Verde apreenderam mais de 130 tubos de linha chilena e cerol numa fábrica clandestina na Baixada Fluminense que produzia o material. A denúncia foi repassada ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente e que também recebe denúncias sobre o uso e comercialização desse tipo de material.

A operação aconteceu em Cosmorama e Jardim Meriti, em Mesquita. Questionado pelos policiais militares, o responsável pela fábrica informou que comercializava o material também com pipas que produzia. Ele foi encaminhado à 54ª DP (Belford Roxo), com base no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 2253-1177 e 0300 253 1177 (interior do estado, custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. O anonimato é garantido.