20/07/2019, Proibiçao da linha chilena para soltadores de pipa, linha chilena, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
20/07/2019, Proibiçao da linha chilena para soltadores de pipa, linha chilena, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O DiaGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Agentes do 4º BPM (São Cristóvão) apreenderam nove carretéis de linha chilena na tarde desta segunda-feira, na Rua Joaquim Palhares, no Estácio, na Zona Norte do Rio. Segundo o batalhão, o grupo que soltava pipa com o material conseguiu fugir. A PM foi acionada após uma denúncia anônima.
Linha chilena: em duas semanas comissão recebeu mais de 80 denúncias

Campo Grande, Bangu, Deodoro, Sulacap e Jacarepaguá, na Zona Oeste; além de Quintino, Madureira, Cascadura e Vila Isabel, na Zona Norte, foram os bairros mais citados nas 84 ligações registradas pelo número 0800.285.2121, que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal disponibilizou para receber denúncias da população sobre a comercialização e fabricação de linha chilena. Os dados foram registrados até o dia 16 de agosto. 
Publicidade
Ainda  de acordo com a comissão, foram registradas ainda ligações de moradores dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Todas as informações recebidas são encaminhadas para o delegado Mario Andrade, titular da Delegacia do Consumidor (Decon), que se colocou à disposição da comissão e ficará responsável em apurar a veracidade das informações.
"É muito importante que as pessoas continuem denunciando não só aqui na Câmara Municipal, como também no Linha Verde e no Disque Denúncia. Vale lembrar que não há a necessidade de se identificar. Precisamos acabar com esse comércio que vem mutilando e tirando vida de pessoa. Essa atividade que antes era uma simples brincadeira, hoje tornou-se algo letal para as pessoas e principalmente motociclistas. Não queremos proibir que elas deixem de soltar pipa; mas essas linhas são verdadeiras armas, pois são compostas por óxido de alumínio e algodão, tendo um poder de corte quatro vezes maior que o do tradicional cerol, que é feito de cola de madeira e vidro", disse.
Publicidade

A lei determina ainda que o infrator, em se tratando de pessoa jurídica, poderá sofrer sanções que vão desde ao pagamento de multa no valor de R$ 2 mil, sendo esse valor acrescido em 50 vezes em caso de
reincidência, até o fechamento do estabelecimento. No caso da comercialização da linha chinela em feiras livres ou camelódromo, o proprietário poderá ter sua permissão de funcionamento cassada.
Denúncias
Publicidade
Em julho deste ano a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio criou o Disque Linha Chilena/Cerol para receber denúncias sobre a comercialização e uso do produto. Ambos os materiais sçao proibidos por lei. As denúncias não exigem identificação e serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pelo combate a esse tipo de crime.  O número é 0800 285 2121 e o atendimento é das 10h às 17.
Acidentes
Publicidade
Um dos casos mais chocantes envolvendo o uso de Linha Chilena foi o da menina Eloáh Oliveira de Macedo, de 8 anos que morreu, após ser atingida pelo material em abril deste. Ela estava no acostamento da Avenida Brasil, altura de Realengo, em abril deste ano, quando foi atingida nas duas pernas. A criança chegou a ter uma das pernas amputadas por conta da formação de uma trombose.