Com o sequestro da Linha 2520, motoristas ficaram retidos por mais de três horas nos dois sentidos da via - Cadu Bruno
Com o sequestro da Linha 2520, motoristas ficaram retidos por mais de três horas nos dois sentidos da viaCadu Bruno
Por Gustavo Monteiro
Rio - Quem saiu de casa para trabalhar hoje de manhã não contava com um imprevisto: o fechamento da Ponte Rio-Niterói nos dois sentidos em pleno dia útil - e justamente num dos horários de pico (7h20 às 11h) - por conta do sequestro do ônibus da Linha 2520, que partiu de São Gonçalo com destino ao Estácio, na região central do Rio. Por volta das 8h, o Centro de Operações Rio informou que havia 81 quilômetros de engarrafamentos no Rio. A média de congestionamentos nas últimas três semanas é de 49 quilômetros. O pico aconteceu por volta das 8h15, quando as retenções chegaram a 114 quilômetros.
De acordo com a Nittrans (Niterói Transporte e Trânsito S/A), o trânsito parou em todos os acessos à ponte: Avenida do Contorno, Alameda São Boaventura, Avenida Jansen de Melo e Avenida Feliciano Sodré. Por volta das 10h30, o tráfego na região já estava praticamente normal. Mas os acessos à ponte seguiam interditados.
Publicidade
Houve reflexos também na Niterói-Manilha, na Avenida Brasil e na Linha Vermelha, segundo o Centro de Operações Rio. Com os acessos à Ponte fechados, a situação no Centro do Rio se complicou. A Avenida Mém de Sá e a Praça da República, por onde trafegam os veículos rumo à Avenida Presidente Vargas e a Niterói, ficaram paradas. A Central do Brasil interrompeu as viagens para a cidade vizinha.
Sem saber quanto tempo teriam que esperar, muitos passageiros desceram dos ônibus no meio da Ponte e voltaram a pé para Niterói. Na pista sentido Niterói, criou-se uma faixa reversível para que os motoristas pudessem retornar para o Rio.
Publicidade
Esquema especial nas barcas
Devido ao fechamento da Ponte, a população teve que optar pelas barcas para chegar ao trabalho a tempo. Mas não foi fácil: grandes filas se formaram na estação Araribóia e em Charitas, já que o movimento aumentou em 70%. Apesar disso, as operações seguiam normalmente, com barcas partindo a intervalos de dez minutos.
Publicidade
Às 8h20, a CCR Barcas informou que havia colocado cinco embarcações - sendo três de 2.000 lugares e duas de 1.300 lugares - na travessia Niterói-Rio a fim de atender a demanda de passageiros. Por volta das 10h30, o movimento já era praticamente normal.
A Ponte Rio-Niterói é a principal ligação entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e o interior do Estado. A via possui 13,2 km de extensão e 10 quilômetros de acessos, e passam por ela mais 150 mil veículos diariamente.