Pronunciamento de Bolsonaro foi feito na noite desta sexta-feira - Carolina Antunes / Presidência da República
Pronunciamento de Bolsonaro foi feito na noite desta sexta-feiraCarolina Antunes / Presidência da República
Por O Dia
Rio - Moradores de diversos bairros do Rio bateram panelas na noite desta sexta-feira contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que discursou sobre as queimadas na Amazônia. Panelaços foram registrados da Zona Sul à Zona Norte. 
Pelas redes sociais, diversos internautas convocaram o protesto ao longo do dia. O panelaço foi ouvido em bairros como Tijuca, Barra da Tijuca, Humaitá, Icaraí, Flamengo, Botafogo, Campo Grande, entre outros.
Publicidade
Nesta sexta-feira, a imprensa internacional repercutiu o agravamento da crise provocada pelos incêndios na Amazônia. Grandes jornais europeus, como o Guardian, o El País e o Le Monde ressaltaram a pressão da comunidade internacional sobre o presidente Jair Bolsonaro e os riscos que os incêndios na floresta representam para a estabilidade climática do planeta. 
Durante o pronunciamento oficial sobre as queimadas na Amazônia, Bolsonaro reforçou o endurecimento de medidas contra crimes ambientais, mas ponderou que o desmatamento na região está "dentro da média dos últimos 15 anos" e que "incêndios florestais existem no mundo todo". 
Publicidade
Confira alguns registros:
Publicidade
Sob panelaços em várias regiões do país, o presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um pronunciamento oficial sobre as queimadas na Amazônia. Ele reforçou o endurecimento de medidas contra crimes ambientais, mas ponderou que o desmatamento na região está "dentro da média dos últimos 15 anos" e que "incêndios florestais existem no mundo todo".
Bolsonaro também sugeriu que a questão da Amazônia não esteja sendo tratada com "serenidade": "Espalhar dados e mensagens infundadas, dentro ou fora do Brasil, não contribui para resolver o problema, e se prestam apenas ao uso político e à desinformação".
O pronunciamento veio após grande repercussão internacional, algumas ameaças de sanções e fortes críticas de líderes de outros países, como a França, a Alemanha, o Canadá, a Noruega, a Finlândia e o Reino Unido.