A reforma será executada 24 horas por dia e sete dias por semana. Com as obras, será instalada uma camada porosa de atrito que vai melhorar o contato entre os pneus das aeronaves e a pista, reduzindo restrições nas operações em dias secos e chuvosos.
A pista principal do Santos Dumont tem 1.323 metros de comprimento e 42 metros de largura, enquanto a pista auxiliar tem 1.260 metros por 30 metros. Para que a pista auxiliar possa receber aeronaves 3C, como o Embraer E-190, o Airbus A318 e o Boeing 737-700, foi feita uma reforma de cabeceira e a implantação do sistema indicador de rampa.
A última vez que o Santos Dumont passou por obras desse tipo foi em 2009. A previsão da Infraero, empresa responsável pela administração do aeroporto, é que as intervenções atuais tenham validade de mais 10 anos.
Voos transferidos
A Latam vai oferecer transporte gratuito entre o Santos Dumont e o Terminal 1 do Galeão no período das obras. Os clientes poderão embarcar, por ordem de chegada, em ônibus que partirão de hora em hora. Para usar o serviço, será preciso apresentar documento pessoal com foto válido para embarque, além do localizador do voo, da reserva ou do cartão de embarque.
A Gol também vai oferecer transporte gratuito entre os dois aeroportos e alerta que podem ocorrer pequenos ajustes no horário de partida dos voos transferidos para o Galeão.
A Azul manterá no Santos Dumont, até o dia 31, os voos entre o Rio e as cidades de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e São José dos Campos e Ribeirão Preto, no interior paulista, além de voos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Entre os dias 1º e 21 de setembro, além destes, a companhia vai retomar a ligação Rio-Vitória. Todos os outros voos da Azul serão transferidos para o Galeão.
Lojistas
Gerente de uma loja de óculos, Robert Alves teme que o faturamento anual seja prejudicado. "Vai impactar diretamente no nosso dia a dia", disse. "Estamos vendo a possibilidade de conseguir parcerias com outras lojas para dar descontos".
Funcionário de um quiosque de bebidas no aeroporto, Marcelo Matias disse que sua escala de trabalho pode ser mudada para compensar a redução no número de clientes. "Estamos pensando em fazer escala 12 por 36 porque o público vai cair bastante", informou Matias.