Witzel recua e estuda promover toda a equipe que atuou no sequestro da Ponte

Promessa inicial do governador só previa progresso de patente para snipers do Bope

Por Lucas Cardoso

Decisão foi anunciada neste sábado
Decisão foi anunciada neste sábado -

Depois de falar em promoção apenas a atiradores de elite envolvidos em ação na Ponte Rio-Niterói, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), voltou atrás e confirmou que estuda ampliar gratificação para toda a equipe tática envolvida no sequestro. Além dos snipers, a Unidade de Intervenção Tática do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tem também negociadores e agentes especializados em retomada e resgate de reféns. A decisão foi anunciada neste sábado, menos de 24 horas após O DIA revelar a insatisfação dos integrantes da equipe com a promoção só dos snipers.

De acordo com o governo do Rio, a Secretaria de Polícia Militar vai instaurar procedimento administrativo para avaliar a conduta de todos os envolvidos na operação e confirmar se ela se enquadra na legislação para promoção. Ainda segundo o Estado, independentemente desta situação, todos os PMs envolvidos na ação, que terminou com a morte do sequestrador Willian Augusto da Silva, de 20 anos, e com o resgate de todos os 39 reféns, serão homenageados pela Polícia Militar. A data ainda não foi definida pela corporação. 

A promessa de promoção aos atiradores de elite foi feita por Witzel, logo após a conclusão da ação. "Gostaria de agradecer a todos os integrantes pelo trabalho de excelência que foi realizado. Se não tivessem abatido esse criminoso, muitas vidas não teriam sido poupadas. Serão todos condecorados. Inclusive eu já determinei a promoção dos atiradores por bravura", declarou o governador que, em sua chegada ao local, comemorou o desfecho.

Para Vinicius Cavalcante, especialista em segurança e diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, a atitude de Wilson foi, "no mínimo, entusiasmada demais"."Não acho saudável a ideia de promover apenas os atiradores. Haja vista que todos são importantes nesse tipo cenário tático".

 

Comentários