Mais Lidas

Senai e Osklen apoiam novos projetos de moda

Edital vai selecionar projetos sustentáveis para a confecção de calçados

Por O Dia

O Fashion Lab, no Riachuelo do Senai Cetiqt, é um dos centros da instituição voltados para a inovação
O Fashion Lab, no Riachuelo do Senai Cetiqt, é um dos centros da instituição voltados para a inovação -

O Senai Cetiqt firmou parceira com a marca de roupas Osklen e o Instituo-E para o desenvolvimento de produtos e componentes para calçados que atendam a três eixos de sustentabilidade: social, econômico e ambiental. O Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis vai selecionar oito projetos, que receberão aporte financeiro e consultoria especializada para seu desenvolvimento. As inscrições vão até o dia 9 de outubro, são gratuitas, e devem ser feitas pelo site senaicetiqt.com.

Podem participar do processo seletivo startups e empresas de todo o Brasil que tenham projetos de desenvolvimento dos seguintes produtos: cadarço, entretela, biqueira, contraforte, palmilha, espuma de estrutura, forro, solado e adesivo. É necessário que eles estejam na fase de desenvolvimento ou de aprimoramento do MVP (Mínimo Produto Viável).

"Para nós, é fundamental estimular a criatividade aliada ao desenvolvimento de iniciativas que tragam soluções ligadas à sustentabilidade e a novos modelos de negócios para o mercado. Essa parceria vai fortalecer o setor de moda e confecção do país", diz Fabian Diniz, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Têxtil e Confecção do Senai Cetiqt, que fica no Riachuelo. 

No ato da inscrição, além do preenchimento de formulário, é necessário enviar vídeo com a apresentação do produto, abordando benefícios e valores, e documentos no formato Canvas que demonstrem a proposta de valor e o modelo de negócios dos projetos. O material será analisado na primeira fase de avaliação, a partir de critérios como elegibilidade, conforto, respiração, estética, tingimento, resistência e posicionamento de mercado. 

Na segunda etapa, cada participante selecionado validará e montará seu plano de ação do projeto junto às equipes do Senai Cetiqt e do Instituto-E, com monitoramento da Osklen. Microempreendedores Individuais (MEIs) também podem participar.  

Segundo Oskar Metsavaht, diretor de criação da Osklen, o Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis está de acordo com as estratégias de inovação e sustentabilidade buscadas pela marca.

"São aspectos que sempre estiveram presentes e foram fundamentais na trajetória da Osklen. Temos agora a maior satisfação em ampliar seu alcance, incentivando o surgimento de novos talentos e sua inclusão no universo da moda de vanguarda criada no Brasil", diz Oskar Metsavaht.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

O Fashion Lab, no Riachuelo do Senai Cetiqt, é um dos centros da instituição voltados para a inovação Divulgação
Fashion Lab do Senai Cetiqt: polo de inovação no setor de Moda Divulgação
As equipes multidisciplinares das Biostartups são formadas por alunos e ex-alunos de moda e química FOTOS DE DIVULGAÇÃO

Comentários