Moradores comemoram a chegada dos caixas eletrônicos na comunidade. Terminal mais próximo ficava a 20 minutos de ônibus - DIVULGAÇÃO
Moradores comemoram a chegada dos caixas eletrônicos na comunidade. Terminal mais próximo ficava a 20 minutos de ônibusDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - Hoje é um dia especial para os moradores da Cidade de Deus. Há exatos 10 anos, no dia 22 de outubro de 2009, era instalado o primeiro Banco24Horas do bairro, em uma perfumaria. Com o passar do tempo, mais quatro foram instalados: dois no mesmo estabelecimento, que hoje é também uma drogaria, e dois em um supermercado. Neste período, foram realizadas cerca de 5,5 milhões de transações, entre saques, consultas de saldo e extrato.

O atual gerente da drogaria, Leonardo Ferreira, 30 anos, que mora na localidade há um ano, confirma: o movimento nos terminais é frequente. "Sempre tem fila mas nunca falta dinheiro. É bom porque o pessoal aproveita e já faz umas comprinhas aqui". Nascido em Miraí, Minas Gerais, ele morava em Jardim Sulacap antes de se mudar para a Cidade de Deus. "O caixa eletrônico facilitou muito a nossa vida. Antes o Banco24Horas mais próximo ficava há 20 minutos e tinha que pegar condução.

Morador do bairro desde a infância, o carioca Marco Antonio da Silva Augusto, de 52 anos, viu seu negócio prosperar depois da chegada do equipamento. Ele trabalha vendendo churros há 20 anos, em frente à drogaria. "Quando surgiu foi uma empolgação! O dinheiro passou a circular dentro da própria comunidade e acabou movimentando a economia", analisa o vendedor, que teve um aumento de 80% nas vendas após a instalação do terminal.

"O pessoal recebe e vem aqui, não precisa ir tirar dinheiro em outro local. Do dia 1º ao dia 5 o Banco24Horas fica lotado e as vendas aumentam bastante", comemora o morador, revelando que a média de vendas é de 200 unidades por dia.

Segundo dados da TecBan, empresa que atua na gestão de redes de autoatendimento, incluindo os Banco24Horas, os caixas eletrônicos suprem uma grande demanda, de 135 milhões de brasileiros. Além da Cidade de Deus, outros nove terminais atendem a população em Acari, Parada de Lucas e Mangueira.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o dinheiro foi o meio de pagamento mais utilizado no varejo por 29,9% dos consumidores em 2019.

Bairro emblemático

Criado há 26 anos, o bairro Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, tem quase 40 mil habitantes. Ficou famoso com o sucesso do filme "Cidade de Deus", premiado em vários festivais de cinema e indicado ao Oscar em 2004. Em 2011, uma visita do então presidente dos Estados Unidos Barack Obama tornou o bairro mundialmente conhecido. Ele jogou futebol com crianças e assistiu a rápidas apresentações de dança, capoeira, futebol e grafite.

Uso do cédulas é preferência

Mesmo com o uso crescente de cartões e o surgimento de novas tecnologias, o dinheiro é o principal meio de pagamento para 71% das pessoas entrevistadas pelo Instituto Locomotiva (2019). Os usuários de papel moeda estão mais presentes nas classes D e E (89%) e entre os menos escolarizados (faixa de ensino fundamental representa 81%). Há 45 milhões de "desbancarizados" no País.
Publicidade
 
Existem mais de 23 mil Banco24Horas em todo o Brasil, sendo 1,7 mil na cidade do Rio. Entre os desempregados, 88% optam pelo dinheiro como meio de pagamento. Donas de casa (81%), empregados sem carteira assinada (81%) e autônomos (79%) também preferem dinheiro. Em relação à faixa etária, os jovens entre 18 e 29 anos são os mais adeptos da modalidade (80%). O dado contraria a tese de que a inclusão digital deverá eliminar este meio de pagamento entre os jovens.
Publicidade
 

 

Você pode gostar
Comentários