Adolescente decidiu gravar a conversa para denunciar o condutor - Reprodução de vídeo
Adolescente decidiu gravar a conversa para denunciar o condutorReprodução de vídeo
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - A 19ª DP (Tijuca) investiga denúncia de assédio sexual registrada pela família de um adolescente de 13 anos contra um motorista do aplicativo Uber. No caminho da escola para casa, na última sexta-feira, o jovem, que viajava sozinho, gravou vídeo com o celular em que revela diálogo de teor sexual. Nele, o homem de 48 anos diz que já aceitou ofertas para receber sexo oral no carro, comenta que o assunto o deixava excitado e pergunta se o garoto também teria a mesma sensação.

O caso foi divulgado, ontem, pelo "SBT Rio". No vídeo, o menino chega a questionar o motorista. "Mas chega do nada assim e fala?", pergunta, no início da gravação. "É, pô. Às vezes, passa a mão na perna. Senta na frente e passa a mão. Outro dia, o cara tava aí onde você tá (no banco traseiro). Ele meteu a mão na minha perna e apertou...", diz o homem. O menino finge interesse pelo assunto, e o motorista se sente à vontade para questioná-lo sobre os desejos do garoto.

Carro em movimento

A mãe da vítima contou que o jovem ficou quatro minutos no carro e, com medo, desceu do veículo ainda em movimento, quando se aproximou de uma UPA, na Tijuca. Em seguida, muito assustado, o adolescente pediu ajuda na rua e foi encaminhado a uma viatura policial. "O cara colocou o pênis para fora", relatou a mãe. Não é possível, pela imagem, ver se o motorista realmente tirou o órgão sexual da calça. Após a viagem, a Uber enviou um e-mail dizendo que o jovem estava sendo excluído do aplicativo, por não ser permitido o transporte de menores desacompanhados.

Em nota para O DIA, a empresa lamentou o caso, ressaltou que o motorista foi banido da plataforma e que auxiliará nas investigações. O menino também estava cadastrado na 99 Táxi. A empresa informou que seu nome foi retirado assim que o aplicativo soube do caso do Uber. A Polícia Civil afirmou que o homem será intimado a depor.

Cuidado para os pais e responsáveis

- Cadastro proibido para menores
Publicidade
 
Os aplicativos Uber, 99 e Táxi Rio proíbem cadastro de menores de 18 anos e o deslocamento de menores desacompanhados de um adulto. A mãe do jovem disse que não conhecia a norma e que o filho viajava há quatro meses sozinho, sem ter sido impedido pelos motoristas. Para o especialista em segurança José Ricardo Bandeira, é possível adotar algumas medidas preventivas.
Publicidade
 
- Presencie o embarque
Publicidade
 
Caso o responsável não possa ir junto, Bandeira sugere que o adulto acompanhe o embarque. "Uma frase é valiosa na hora de embarcar: 'Me liga quando chegar'. Faz o motorista perceber que você está monitorando", orienta.
Publicidade
 
- Chamada de áudio
Publicidade
 
Bandeira recomenda que o menor fique em contato com os pais, durante o percurso, por chamada de áudio, como no WhatsApp. Assim é possível escutar possíveis conversas. Alguns apps também permitem compartilhar o trajeto via GPS por WhatsApp.
Publicidade
 
- Avaliações
Publicidade

Outra dica do especialista é verificar a nota do motorista e comentários de passageiros.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários