Alexandre Knoploch (PSL) e Eliomar Coelho (PSOL) - Reprodução/Maíra Coelho
Alexandre Knoploch (PSL) e Eliomar Coelho (PSOL)Reprodução/Maíra Coelho
Por O Dia
Rio - O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aceitou, nesta quarta-feira, denúncia contra os deputados Alexandre Knoploch (PSL) e Eliomar Coelho (PSOL) por quebra de decoro parlamentar, após ambos discutirem em plenário no último dia 11. 
Durante a discussão, os parlamentares se exaltaram e foram separados por outros deputados.
Publicidade
Na mesma sessão, o Conselho de Ética decidiu ainda arquivar um pedido de processo contra Rodrigo Amorim (PSL), feito pelo reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, após o parlamentar, acompanhado do deputado federal Daniel Silveira, visitar a unidade do colégio em São Cristóvão, Zona Note do Rio, para uma "vistoria". 
A abertura do processo contra Knoploch ocorreu por 4 votos a 3. Contra Eliomar Coelho, por 7 a 0. Já o processo contra Amorim foi arquivado por 5 votos a 1, com uma abstenção.
Publicidade
Confira os votos:
Votação da abertura de processo contra Alexandre Knoploch (PSL):
Publicidade
Chicão Bulhões (Novo) - sim
Flávio Serafini (PSOL) - sim
Martha Rocha (PDT) - sim
Max Lemos (MDB) - sim
Leo Vieira (PRTB) - não
Rodrigo Bacelar (SDD) - não
Dr Serginho (PSL) - não
Votação da abertura de processo contra Eliomar Coelho (PSOL):
Publicidade
Max Lemos (MDB) - sim
Leo Vieira (PRTB) - sim
Rodrigo Bacelar (SDD) - sim
Anderson Moraes (PSL) - sim
Dr Serginho (PSL) - sim
Chicão Bulhões (Novo) - sim
Martha Rocha (PDT) - sim
Votação da abertura de processo contra Rodrigo Amorim (PSL):
Publicidade
Martha Rocha (PDT) - sim
Max Lemos (MDB) - não
Leo Vieira (PRTB) - não
Rodrigo Bacelar (SDD) - não
Anderson Moraes (PSL) - não
Dr Serginho (PSL) - não
Chicão Bulhões (Novo) - abstenção
As representações contra Alexandre Knoplock e Eliomar Coelho serão relatadas pelo deputado Max Lemos (MDB). Ele terá 60 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar o relatório ao Conselho de Ética que, por sua vez, terá cinco dias úteis para se pronunciar. A presidente do conselho, deputada Martha Rocha (PDT), informou que os membros do colegiado pretendem concluir o processo ainda este ano.
Publicidade
"Houve um incidente em Plenário, que culminou com uma representação do deputado Eliomar em face do deputado Alexandre Knoploch e vice-versa. Estes procedimentos foram apensados e foi decidido por sua continuidade. Nos próximos dez dias será aberto prazo para as alegações de defesa. O relator escolhido foi o deputado Max, e dentro de 60 dias o parecer será apresentado. Vou conversar com o relator para que, não faltando nenhum procedimento que ele julgue pertinente, nós possamos emitir a decisão do Conselho de Ética", disse Martha Rocha.