Por O Dia
Rio - No mês da campanha sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove um “Cabelaço” com o objetivo de arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A ação acontece dia 24/10, na estação Central do Brasil, em parceria com a SuperVia, e dia 28/10, no terminal Alvorada, em parceria com o BRT.

As tesouras do mutirão terão como parceiros profissionais do Walter’s Coiffeur, que destinará as mechas à ONG Cabelegria, que transformará as doações em perucas. Quinze centímetros é o tamanho mínimo para que o corte seja feito.

Quem não puder doar, ainda poderá participar em outras ações, com maquiadoras profissionais e palestras com especialistas sobre câncer de mama e saúde da mulher. Além disso, o evento promove, em parceria com o estúdio Beto Tattoo, tatuagens temporárias em adultos e crianças com a temática do Outubro Rosa, que também agendará mulheres que passaram por mastectomia para realizar a reconstrução da imagem do mamilo por meio de tatuagem permanente. Todos os serviços do Cabelaço serão oferecidos gratuitamente.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, ganhar novos cabelos pode mudar a forma como pacientes com câncer de mama enfrentam o tratamento.

“A perda dos cabelos é um processo comum em procedimentos oncológicos, mas também é um momento difícil para muitas mulheres. Por isso a doação para produção de perucas é um gesto de solidariedade que vai melhorar a autoestima das pacientes e ajudá-las a se sentirem motivadas a continuar o tratamento. Mais do que conscientizar sobre o câncer de mama, essa iniciativa mostra que todos podemos nos engajar no Outubro Rosa", destaca.

SERVIÇO
CABELAÇO
Dia 24/10, na estação Central do Brasil, da SuperVia
Dia 28/10, no terminal Alvorada, do BRT
Horário: 12h às 16h
Obs: Para o corte de cabelo, são necessários no mínimo 15cm.