Dois deputados protocolam, na Alerj, pedido de cassação do mandato dos presos pela Furna da Onça

Documento assinado pela bancada do Partido Novo pede abertura de processo no Conselho de Ética

Por Maria Luisa de Melo

Um dos deputados soltos ontem, André Corrêa (DEM) foi abraçado e também vaiado em Bangu 8
Um dos deputados soltos ontem, André Corrêa (DEM) foi abraçado e também vaiado em Bangu 8 -
A bancada do partido Novo protocolou, na tarde desta quinta-feira (24), um pedido de cassação dos cinco deputados que haviam sido presos pela Operação Furna da Onça. Segundo o documento, André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante), Marcus Vinicius Neskau (PTB) e Chiquinho da Mangueira (PSC) devem responder por quebra de decoro por conta das denúncias de corrupção.
O documento transcreve trechos da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), citando a movimentação, de R$ 54,5 milhões entre 2011 e 2014, o loteamento dos postos de trabalho em órgãos como o Detran e a Faetec e os fortes indícios de formação de organização criminosa.
Procurado, o Conselho de Ética informou que tem que aguardar o procedimento ser encaminhado pela Mesa Diretora, o que ainda não aconteceu. O documento foi protocolado junto à Presidência da Casa. E, posteriormente, deverá ser encaminhado ao Conselho.
Autor do pedido, o deputado Chicão Bulhões explica o porquê do pedido de cassação.
"Os motivos de recebimento indevido e tráfico de influência são suficientes para configurar que houve quebra de decoro. São robustas as provas de corrupção e formação de organização criminosa. Não precisamos esperar que o processo transite em julgado para que se configure quebra de decoro e haja cassação", explicou o parlamentar. 
Para que haja julgamento do pedido, é necessário que a maioria dos integrantes do Conselho de Ética aprove o pedido. São sete membros. "Os deputados não querem ser injustos com ninguém, mas devemos mandar esse recado", completou Bulhões.   
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Um dos deputados soltos ontem, André Corrêa (DEM) foi abraçado e também vaiado em Bangu 8 Reprodução de vídeo
Um dos deputados soltos, André Corrêa (DEM) foi cumprimentado na saída de Bangu 8 Reprodução de vídeo

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro