Órgão constatou maus-tratos - Divulgação
Órgão constatou maus-tratosDivulgação
Por O Dia
Rio - A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio interditou, nesta quinta-feira, um ponto clandestino na Rua Letícia, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, que comercializava animais ilegalmente.
Além da ausência de licenças e outros documentos, técnicos da Coordenação de Zoonoses encontraram 150 animais - a maioria de aves - em um ambiente sem a mínima condição de higiene, com restrição à movimentação específica das espécies e situação de maus-tratos.
Publicidade
A operação resultou na aplicação de três infrações (falta de higiene, falta de licenciamento e maus-tratos) ao dono, enquadrado na lei municipal 6.435/2018 e passível das sanções previstas no novo Código dos Animais, regulamentado em agosto deste ano. Ao todo, havia 48 galinhas, 35 porquinhos da Índia, 23 codornas, 21 pombos, oito coelhos, cinco gatos, quatro galinha d´angola, quatro periquitos, um cágado e um cão.
Todos os animais foram tutelados pela ONG Centro de Reabilitação Pata Amiga, presente à ação que contou com o apoio da Guarda Municipal do Rio e da Polícia Militar.