The Maze, no Catete  - Divulgação
The Maze, no Catete Divulgação
Por O Dia
Rio - A Justiça do Rio determinou a interdição da casa de jazz The Maze, no Catete, na Zona Sul do Rio, por causa de riscos estruturais no local. Uma vizinha processou o estabelecimento com alegação de que o peso da construção de oito andares causou rachaduras e trincas na sua casa. 
O espaço recebe shows, exposições, além de realizar hospedagens. Nesta segunda-feira, os donos do estabelecimento foram obrigados a desocupar o imóvel.
Publicidade
Na decisão da 19ª Vara Cível, o juiz destacou o caráter de urgência na desocupação do espaço para a realização de obras necessárias para "cessar imediatamente as trincas e rachaduras existentes no imóvel da autora do processo". 
Segundo o Corpo de Bombeiros, a construção foi realizada irregularmente e não consta a emissão de Laudo de Exigências, Certificado de Aprovação e/ou Certificado de Registro para a edificação do espaço. No documento da corporação conta ainda que a interdição para atividades de reunião de público foi realizada no dia 31 de maio deste ano "por apresentar perigo eminente em relação a canalização preventiva, saída de emergência, iluminação e sinalização de emergência". 
Publicidade
"O juízo não pode autorizar a entrada e ocupação do imóvel colocando a vida das pessoas em risco na contramão da recomendação dos Órgãos Públicos responsáveis pela segurança e ordem pública. Não é preciso esperar que aconteça uma tragédia, como a de Muzema mencionada pelo próprio réu, para tomar providências", diz um trecho da decisão. 
Em nota, a defesa do The Maze informou que a decisão não é justa e que o estabelecimento apresentou um laudo alegando que não há deformações estruturais.