As ruas próximas ao Top Shopping ficaram cheias de água e granizo - Reprodução da Internet
As ruas próximas ao Top Shopping ficaram cheias de água e granizoReprodução da Internet
Por O Dia
Rio - O Procon Estadual instaurou, nesta segunda-feira, uma investigação preliminar para apurar as denúncias de que lojas de materiais de construção estariam aumentando abusivamente os preços dos produtos na Baixada Fluminense. A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou estado de emergência por conta da chuva de granizo que causou danos estruturais a diversas casa e prédios na cidade. O órgão segue a determinação do governador Wilson Witzel (PSC). 

Nesta terça-feira, o setor de pesquisa e a fiscalização do Procon farão uma operação de levantamento e comparação de preços na região. Vale ressaltar que os consumidores que se sentirem lesados e precisarem comprar produtos com valor mais alto devem procurar o órgão. A melhor forma de entrar em contato com o Procon é pelo número 151.

"Nós recebemos denúncias de que isso está acontecendo e determinei que o Procon aja imediatamente para evitar ainda mais transtornos para aquela população. Estamos atentos ao que está acontecendo em Nova Iguaçu e demais municípios da Baixada atingidos por essa calamidade", disse o governador.

As empresas serão identificadas e obrigadas a devolver o valor excedente, sob pena de multa. O Código Civil estabelece a nulidade dos contratos - compra, venda e outros - que estiverem viciados pelo instituto da lesão, que é quando alguém, em situação de calamidade, inferioridade ou doença, se vê obrigado a pagar mais caro.

Ajuda aos moradores de Nova Iguaçu

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está emitindo documentos, além de disponibilizar colchonetes e cestas básicas para as famílias que perderam tudo. Ao mesmo tempo, o RioSolidario, obra social do Estado do Rio de Janeiro, realiza, desde sábado, campanha de arrecadação de materiais de construção e de limpeza. Até a próxima quarta, o RioSolidario recebe as doações em sua sede, na Travessa Euricles de Matos, 17, em Laranjeiras. Os materiais serão encaminhados à Secretaria de Assistência Social do município.