Evento na UFRJ comemora os 45 anos da Ponte Rio-Niterói - Foto: Daniel Castelo Branco
Evento na UFRJ comemora os 45 anos da Ponte Rio-NiteróiFoto: Daniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - Maior ponte do hemisfério sul e uma das maiores do mundo em área construída, com comprimento total de mais de 13 quilômetros, a Ponte Rio-Niterói completou 45 anos no dia 4 de março deste ano. Para celebrar esse grande feito de engenharia, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promoverá um ciclo de palestras com os principais engenheiros envolvidos no desenvolvimento do projeto, construção, melhoria de desempenho dinâmico e manutenção da ponte. O evento será no próximo dia 30 de outubro, das 9h às 16h, no auditório André Rebouças, no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, Bloco D, Sala D-220.

A programação prevê uma sequência de palestras de engenheiros envolvidos com a história da ponte desde o seu projeto até os dias de hoje. O início será com apresentação do professor emérito da Poli-UFRJ Benjamin Ernani Diaz, responsável técnico pelo projeto da ponte juntamente com Antônio Alves de Noronha Filho no primeiro escritório de engenharia civil do país a utilizar computadores para realizar cálculos numéricos de estruturas, a Noronha Engenharia S.A.

Em seguida, o engenheiro civil Bruno Contarini, referência em construção de pontes e viadutos, discorrerá sobre os grandes desafios construtivos vencidos em obra de tal vulto. Na parte da tarde, ocorrerão as palestras do pesquisador do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ Ronaldo Battista, autor do projeto que reduziu em mais de 80% as oscilações provocadas pelo vento no vão central da ponte; e do engenheiro Carlos Siqueira, que atuou no passado na fiscalização da construção da ponte e até hoje atua na manutenção da obra, sendo talvez a pessoa que mais dedicou seu tempo à obra.

“O evento possibilita que os alunos possam conhecer ex-alunos ou ex-professores da Poli-UFRJ que tiveram um papel fundamental na construção de um marco da engenharia brasileira como a Ponte Rio-Niterói, que detém até hoje números impressionantes de tráfego em seu sistema viário”, explica a professora Maria Cascão Ferreira de Almeida, coordenadora do Programa Projeto de Estruturas (PPE/POLI/UFRJ).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Homenagem

Após o ciclo de palestras, o professor emérito Benjamin Ernani Diaz será homenageado em Sessão Solene da Congregação da Poli-UFRJ com a medalha André Rebouças. Responsável técnico pelo projeto da Ponte Rio-Niterói, Ernani Diaz é formado em Engenharia Civil pela Poli-UFRJ, com o grau de Doktor-Ingenieur pela Universidade Leibniz de Hannover, na Alemanha. É autor e coautor de mais de 100 artigos publicados na área de Engenharia de Estruturas Civis e autor de diversos programas de computador. Já foi chefe do Departamento de Estruturas e Prefeito da Cidade Universitária, sendo responsável pelo projeto de telefonia digital da UFRJ e do reflorestamento da Península do Catalão, participando de projetos de urbanismo, de asfaltamento e de reflorestamento da Ilha do Fundão.

Programação

9h - Abertura

9h15 - A nova modalidade de projetar com o computador - Prof. Benjamin Ernani Diaz

10h30 - Grandes desafios construtivos vencidos - Engenheiro Bruno Contarini

11h45 - Mesa redonda

12h - Almoço

13h30 - Soluções inovadoras para melhor desempenho dinâmico - Prof. Ronaldo Battista

14h30 - Melhorias e Inovações - Eng. Fabio Stocco

14h50 - Referência mundial em manutenção de grandes estruturas - Engenheiro Carlos Henrique Siqueira

15h50 - Mesa redonda

16h - Encerramento