Renovando o mercado de beleza

Conceito de beleza integrada, que visa composição completa da cliente, é tendência no segmento

Por O Dia

Keit Maria Souza venceu o desafio Beleza Integrada, do Senac RJ, compondo o look da modelo Suelyn Ferreira, inspirado nos anos 80
Keit Maria Souza venceu o desafio Beleza Integrada, do Senac RJ, compondo o look da modelo Suelyn Ferreira, inspirado nos anos 80 -

Rio - É cada vez mais requisitado no mercado o profissional que domina o conceito de "beleza integrada", criando a composição completa da cliente: maquiagem, penteado e vestuário, arrematando com conhecimentos de fotografia. A demanda crescente levou o Senac RJ a criar o curso "Beauty Artist", que estreia no primeiro semestre de 2020.

Para difundir esse novo conceito, a entidade promoveu gratuitamente, nos meses de julho e agosto, a campanha Beleza Integrada, uma série de encontros no interior do estado para fomentar o aprendizado educacional neste setor que não para de crescer e de gerar oportunidades, com a presença de ninguém menos que Fernando Torquatto, embaixador educacional de beleza da instituição.

Ele mostrou aos alunos e profissionais da área etapas do processo de construção de imagem, além de oferecer dicas e conselhos para quem busca seguir carreira no mercado da beleza. Realizadas no Rio e nos municípios de Campos, Petrópolis, Resende e Teresópolis, as reuniões alcançaram mais de 700 pessoas.

Para o gerente de Beleza do Senac RJ, Adriano Vasconcelos, este é o profissional do futuro. "O mercado de beleza integrada, que era muito comum no universo de produção de TV, quando já se pensava em cabelo, maquiagem e figurino, agora faz parte da vida das pessoas. Com as mídias sociais, todo mundo quer estar bem por completo", diz o gestor.

Concurso

Em suas apresentações, Torquatto mostrou aos participantes um painel de referências como inspiração para que eles desenvolvessem a composição de looks completos. Três trabalhos foram selecionados.

No dia 4 de novembro, a niteroiense Keit Maria Souza (Instagram @ktsouzamakeup), de 28 anos, que concluiu o curso Maquiador do Senac RJ em 2018, foi escolhida a melhor. A ex-aluna contou com a ajuda da mãe para pagar os estudos. "Estava desempregada e sem esse incentivo não teria chegado onde cheguei" conta a jovem, que se destacou no Desafio da Beleza Integrada ao compor a produção completa estilo anos 80.

"Foi difícil, só encontrava referências com modelos brancas. Espero ter contribuído para mudar isso", concluiu a maquiadora.

Aprendendo a ser um 'beauty artist'

O curso "Beauty Artist", do Senac RJ, será voltado para pessoas interessadas em criar e executar projetos de identidade visual, utilizando técnicas de criação de imagem e de construção de personagem para diferentes produções artísticas e para o cotidiano. O beauty artist é o profissional que tem a habilidade de pensar maquiagem, cabelo, figurino, fotografia, enfim, a imagem como um todo. O trabalho de beleza é construído a partir de um objetivo, de uma intenção (festa, bodas, trabalho, etc.).
Embaixador educacional de Beleza do Senac RJ, Fernando Torqu
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários