'Papai Noel dos Correios' surpreende estudante que sonha em se tornar astronauta

Além de Israel, mais 299 crianças escreveram pedidos inusitados ao Bom Velhinho

Por O Dia

Israel foi contemplado pelo projeto 'Papai Noel dos Correios': voluntários têm até dia 30 para entregar presentes
Israel foi contemplado pelo projeto 'Papai Noel dos Correios': voluntários têm até dia 30 para entregar presentes -

Rio - Israel Carvalho, de 11 anos, contou os dias para o passeio ao observatório astronômico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ Nilópolis). Ontem, a visita tão desejada aconteceu. O que o aluno do 5º ano da Escola Municipal Diva Teixeira, em Queimados, Baixada Fluminense, não esperava é que um antigo sonho iria se realizar. Israel teve sua cartinha do projeto 'Papai Noel dos Correios' respondida com um grande embrulho prateado, entregue pelas mãos do Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, e da orientadora educacional Juliana Carvalho. Era o telescópio que o menino desejava desde os 7 anos, quando decidiu que queria se tornar um astronauta.

"Eu nem acredito que finalmente tenho meu próprio telescópio. Agora vou chegar em casa e montar logo. Também vou estudar bastante para, um dia, conseguir ser o que eu sempre sonhei", comemorou, emocionado.

Além de Israel, mais 299 crianças escreveram pedidos inusitados ao Bom Velhinho, sob a supervisão de Juliana. "Todos os nossos alunos participam da ação, desde o pré I até o 5º ano. Eles ficam bem animados em passar seus sonhos para o papel. Com as cartas, trabalhamos suas habilidades em sala de aula, já que enquanto contam as histórias, ainda desenvolvem a arte com desenhos. Sabemos que há pedidos que são verdadeiros sonhos, por isso agradeço muito aos Correios pela dedicação nessa parceria", relata a educadora, que agendou a visita ao espaço para tornar a entrega do presente ainda mais especial.

A festa de entrega dos demais presentes do projeto será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 9h, no Teatro Metodista, em Queimados.

Dia de aprendizado para toda a turma

Além de Israel Carvalho, cerca de 40 estudantes do 5º ano acompanharam a visita ao observatório astronômico de Nilópolis. A turma assistiu a uma palestra do professor de Física e Astronomia Eduardo Seperuelo, que abordou temas como a disposição e o tamanho das constelações e planetas do Sistema Solar, as fases da Lua e as técnicas utilizadas por astrônomos para observar o céu.
 
Os adolescentes também receberam cartas celestes - mapas do céu noturno - e aprenderam a usar os diferentes modelos de telescópios da instituição.
 
Um dos alunos mais atentos era justamente Israel. Sentado na primeira fileira, não perdeu um detalhe da palestra. No terraço do observatório, o menino logo correu para se familiarizar com as observações no telescópio do campus.
 
"Estamos nos esforçando para oferecer a esses meninos e essas meninas um futuro de boas perspectivas. Com o pedido do Israel, veio a oportunidade de contemplar toda a turma com esse passeio que uniu diversão e conhecimento. Agora, nós temos que segurar a ansiedade pela festa do dia 10", comentou o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos.
 
Realize o sonho de uma criança
 
O projeto 'Papai Noel dos Correios' está completando 30 anos em 2019 e já se consolidou como uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Com o objetivo de atender pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social, o projeto promove a arrecadação de presentes nas agências dos correios, que disponibilizam cartas para escolha dos padrinhos, das 9h às 17h.
 
Os voluntários terão até 30 de novembro para entregar seus presentes, na própria agência onde pegaram as cartas escritas pelas crianças.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários