Intenção é que guardas sejam treinados antes de assumir armas - Reginaldo Pimenta
Intenção é que guardas sejam treinados antes de assumir armasReginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - A Câmara de Vereadores do Rio marcou para o próximo dia 27 de novembro a votação sobre o projeto para armar a Guarda Municipal. O projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 23/2018 é do vereador Jones Moura (PSD) com a participação de outros 20 parlamentares. Além da autorização, a medida prevê a capacitação e treinamento prévios.
A data foi definida para que os vereadores não coloquem em pauta outros projetos polêmicos.
Publicidade
"É importante que não tenhamos projetos polêmicos para o dia dessa votação. E, sobre o nosso projeto em si, é importante destacar que, ao aprovarem, os vereadores entregarão para a cidade do Rio uma Guarda Municipal mais evoluída para a segurança pública, fazendo policiamento urbano e diminuindo os índices de roubos e homicídios", disse Jones.
Segundo o vereador, o projeto já tem os 34 votos necessários para a aprovação. Presidente da Comissão de Segurança Pública, ele já realizou três audiências públicas sobre o tema.
Publicidade
De acordo com o parlamentar, na última reunião, no dia 10 de outubro, o pesquisador Paulo Arvate, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou um estudo que comprova a relação direta entre o armamento de guardas municipais e a redução de homicídios e outros crimes nas cidades. A pesquisa comprovou reduções de até 63% nos homicídios nos locais onde os guardas passaram a trabalhar armados.