Hemerson Silveira, o 'Menor' (E), e Lindomar Gregório, o 'Babuíno' - Divulgação / Disque Denúncia
Hemerson Silveira, o 'Menor' (E), e Lindomar Gregório, o 'Babuíno'Divulgação / Disque Denúncia
Por RAI AQUINO e THUANY DOSSARES
Rio - Policiais da 132 DP (Arraial do Cabo) realizaram, na manhã desta terça-feira, a segunda fase operação Latebras e prenderam sete suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas da comunidade Parque das Missões, em Duque de Caxias. A ação tinha o objetivo de cumprir 13 mandados de prisão e entre os alvos estavam pai, filha e genro, que também foram capturados. Umas das foragidas é apontada como responsável por levar drogas da Baixada Fluminense para abastecer o tráfico de Arraial do Cabo.
A operação é um desdobramento da realizada pela distrital na quinta-feira da semana passada, quando 18 pessoas do mesmo bando foram presas em Arraial do Cabo. O grupo age nas localidades de Figueira, Parque das Garças, Caiçara e Sabiá. No total, a operação Latebras já prendeu 25, dos seus 40 alvos investigados.
Publicidade
As investigações iniciaram em junho, para desarticular o tráfico de drogas de Figueiras, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Durante a apuração, os policiais descobriram que chefe do tráfico da região, Emerson Silveira de Souza, conhecido como Menor, se escondia na comunidade Parque das Missões, em Duque de Caxias, de onde controlava seus negócios à distância.
"A investigação começou há cinco meses em Arraial. Investigamos o tráfico de drogas de lá, só que o chefe da quadrilha se esconde no Rio, tem a rotina de ficar em comunidades daqui e daqui comanda o tráfico de lá", conta o titular da 132ª DP, o delegado Renato Marinho, sobre o traficante Hemerson Silveira de Souza, conhecido como Menor, de 26 anos.
Publicidade
Negócio em família
Na ação, os policiais capturaram Jeane Sampaio Souza Prata e seu companheiro, Marcelo de Carvalho Luiz. O pai de Jeane, Jean Souza Prata também era um dos alvos da segunda fase da Latebras, mas já havia sido preso no último dia 2 e, por isso, seu mandado foi cumprido no sistema penitenciário.
Publicidade
Segundo as investigações, Jean Sérgio era o responsável por distribuir as drogas do Parque das Missões para outras seis comunidades de Caxias, entre elas Parada Angelica, Santa Lucia e Parque Beira Mar. Ele receberia R$ 1 mil por semana para fazer as entregas.
O setor de Inteligência da 132ª DP descobriu que sua filha, Jeane, sempre o acompanhava, porque os traficantes acreditavam que um casal chamava menos atenção da polícia nas blitz.
Publicidade
Após a prisão de Jean, Marcelo teria assumido a função das entregas, segundo a distrital.
Os outros quatro presos foram identificados como Bruno da Silva Ferreira, o Batata, Leandro Souza Bento, o Bebete, Antonio dos Santos Oliveira, o Tonho, e Luciano Campelo Cespedes.
Publicidade
Conexão Arraial do Cabo x Duque de Caxias
As investigações da 132ª DP apontaram que Menor tinha estreitas relações com os lideranças do tráfico de drogas do Parque das Missões, em Duque de Caxias, identificados como Marcilio Alves do Nascimento, Cristiano Gregório de Lucena, o Zé Galinha, e seu irmão Lindomar Gregorio de Lucena, o Babuíno.
Publicidade
Os três criminosos da Baixada Fluminense também estavam entre os 13 investigados na segunda fase da operação Latebras.
O homem de confiança de Menor, Rodrigo dos Santos Brivio, conhecido como Nego Drama, que está foragido, também tem endereço em Caxias, mas é quem coordena as ações do tráfico em Figueiras na ausência do chefe.
Publicidade
A distrital ainda apurou que uma mulher, identificada Camila Cortez, é a responsável por abastecer o tráfico de Figueiras. Moradora da comunidade Parque das Missões, a mulher saía de Caxias e ia até a Rodoviária Novo Rio, no Centro do Rio, e de lá pegava um ônibus até a Rodoviária de Araruama. Já na Região dos Lagos, ela embarcava em outro ônibus com destino à Figueira, onde distribuía as drogas. Ela não foi encontrada durante as diligências e segue foragida.
De acordo o delegado Renato Mariano, durante o período das investigações, Camila fez esse transporte, pelo menos, cinco vezes.