Alívio para clientes da SuperVia: circulação começa a normalizar

Após manutenção, 17 das 40 composições com defeito retornam à operação normal

Por O Dia

Intervalos vão diminuir em todos os ramais da concessionária
Intervalos vão diminuir em todos os ramais da concessionária -

Rio - A circulação de trens da SuperVia começa a voltar ao normal. Hoje, voltam aos trilhos 17 das 40 composições que foram retiradas por falhas na caixa de tração. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a CRRC, consórcio chinês responsável pela fabricação da frota, realizou manutenção emergencial para restabelecer o funcionamento das unidades. Até o próximo sábado, outros seis trens devem retornar à operação. 

Com o retorno das 17 unidades, o intervalo dos trens nos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz, afetados com a retirada de circulação, deve ser reduzido. Quem sai de Japeri, por exemplo, deve esperar entre 15 e 20 minutos pela manhã e 10 minutos durante o período de pico na parte da tarde.

As composições da fabricante chinesa foram retiradas de circulação na última segunda-feira por motivos de segurança. A orientação foi da própria CRRC. Segundo o governo estadual, um defeito havia sido identificado em 2016. À época, a concessionária foi notificada e iniciou checagem e reparo das unidades. A manutenção, porém, não solucionou o defeito, o que levou ao recolhimento das 40 unidades.

Em nota, a Supervia informou que a previsão para o restabelecimento total da frota de trens chineses está marcada para 17 de janeiro.

 

Comentários