Unidade do Senac de Nova Iguaçu é revitalizada

Com novas instalações e modernos laboratórios, edifício será reinaugurado nesta sexta, no Centro

Por O Dia

São oferecidos, em média, 42 cursos. Entre os técnicos, há qualificações em Enfermagem, Massoterapia, Podologia e Produção de Moda
São oferecidos, em média, 42 cursos. Entre os técnicos, há qualificações em Enfermagem, Massoterapia, Podologia e Produção de Moda -

Rio - 'A unidade está muito bonita. As instalações estão mais aconchegantes e as salas mais espaçosas". Essa é a impressão de Anna Bheatriz Vieira, de 20 anos, que está cursando Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas no Senac Nova Iguaçu. A unidade, com quatro andares, será reinaugurada nesta sexta em um ambiente revitalizado para atender mais de 2 mil alunos. A instituição unificou suas operações na Rua Coronel Carlos Matos, 86, no Centro do município.

Moradora de Belford Roxo, Anna é uma das alunas do Programa Aprendiz do Senac RJ. Após ser aprovada em uma seleção para trabalhar em uma loja de calçados, foi matriculada no curso. "No Senac aprendi a trabalhar com ética e ter comportamento profissional. Ensinam como organizar as coisas, técnicas de venda, a maneira certa de estocar mercadorias", completou a jovem, que pretende aproveitar os conhecimentos para aprimorar sua loja virtual de doces e tortas (@annadelicias).

De acordo com a diretora regional da entidade, Ana Claudia Martins, o prédio recebeu ampliação de 19 novos ambientes, incluindo sete modernos laboratórios de Moda, Estética e Beleza. Outros seis laboratórios de Tecnologia da Informação (TI) também ganharam novos equipamentos e mobiliários. O último andar, onde são ministrados alguns dos cursos de moda, agora possui uma vitrine. Ali, serão periodicamente expostos trabalhos dos alunos.

Para a aluna Vitória Correia, de 18 anos, que cursa desde fevereiro Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, a nova unidade vai permitir uma maior interação. "As salas são amplas e muito bem climatizadas, com iluminação adequada. Podemos fazer apresentações e convidar alunos de outros cursos", diz a moça, que trabalha em um grande supermercado.

"Esta moderna unidade surgiu para atender as demandas no município e unificar nossos serviços educacionais em um só local", afirma Ana Cláudia.

O edifício foi readequado para atender pessoas com necessidades especiais, entre outras facilidades para garantir conforto e segurança a todos.

Além da área destinada aos alunos, a unidade ainda passou por modernização nos espaços dedicados aos funcionários da administração e corpo docente.

Inaugurado em 1994, o prédio, que antes possuía 8 salas de aulas e 4 laboratórios de Tecnologia da Informação, passa a oferecer infraestrutura moderna, confortável e inclusiva com 17 salas de aula convencionais, 13 laboratórios (3 de Beleza, 2 de Estética, 2 de Moda e 6 de Tecnologia da Informação), além de uma biblioteca.

Programa de Aprendizagem Profissional

O programa do Senac RJ possui duração de 1.140 horas, sendo 480 de aprendizagem e 660 em situação real de trabalho (prática na empresa), para jovens contratados para atuar como aprendizes.
 
No segmento varejista aprendem a executar atividades de controle de estoque, reposição de mercadorias e produtos etc. Já no supermercadista, aprendem a executar atividades de empacotamento, controle de estoque, reposição de mercadorias etc.
 
O Senac RJ auxilia as empresas a cumprir a Lei de Aprendizagem, cujo objetivo é promover a inclusão social e profissional de jovens. O Programa Aprendiz do Senac RJ promove a formação profissional e beneficia as empresas. De acordo com a Lei, "estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei" (art. 429 da CLT).

Comentários