Prefeitura realiza simulados em nove escolas em preparação às fortes chuvas, nesta sexta

Ao todo, 35 técnicos da Defesa Civil participarão da atividade que será realizada em escolas do maternal até o 9º ano

Por O Dia

O simulado de desastres prepara cada membro da comunidade escolar - seja aluno, professor, pai, mãe e funcionário - a agir visando a sua proteção
O simulado de desastres prepara cada membro da comunidade escolar - seja aluno, professor, pai, mãe e funcionário - a agir visando a sua proteção -
Rio - A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), e a Secretaria Municipal de Educação promovem, nesta sexta-feira, Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres, exercício de evacuação em nove escolas da Prefeitura. O simulado reforça as ações praticadas na rede municipal pela Defesa Civil, ao longo do ano letivo, visando orientar o público escolar quanto às técnicas a serem tomadas diante de potenciais incidentes, como enchentes, desabamentos e até incêndios.
"Este tipo de exercício, como os realizados com sirenes nas comunidades de alto risco geológico, tem como foco o fortalecimento de uma cultura preventiva. O simulado de desastres prepara cada membro da comunidade escolar - seja aluno, professor, pai, mãe e funcionário - a agir visando a sua proteção. A Defesa Civil levanta pontos de encontro, localizados em áreas seguras, e capacita todos sobre a forma correta de evacuar um ambiente de risco", explica o subsecretário da Defesa Civil municipal, Djalma de Souza Filho.
Ao todo, 35 técnicos da Defesa Civil participarão da atividade que será realizada em escolas do maternal até o 9º ano. Mais de 31 mil estudantes já foram beneficiados nos programas de prevenção do órgão em parceria com a secretaria de Educação, como o “Projeto Contra Incêndio e Pânico nas Escolas” (PCIPE). No último domingo, o órgão realizou simulados em oito comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de sirenes contra chuvas fortes da cidade.
Relação das escolas e horários que receberão os simulados:
10h:

Espaço de Desenvolvimento Infantil Lais Netto dos Reis (Olaria)

Escola Municipal Chile (Olaria)

Ciep Metalúrgico Benedito Cerqueira (Cascadura)

Espaço de Desenvolvimento Infantil Ernani Cardoso (Guadalupe)

Escola Municipal Doutor Sócrates (Pedra de Guaratiba)
13h30:

Escola Municipal Itália (Rocha Miranda)

Escola Municipal Bélgica (Guadalupe)

Escola Municipal Nerval de Gouveia (Ramos)

Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto (Guaratiba)

Comentários