Por O Dia
RIO - O verão está chegando e, com ele, mais uma edição do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e suas regionais. Este ano, o objetivo principal é alertar sobre os sinais do câncer de pele, para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura. Entre as várias ações que serão realizadas ao longo do mês, o ponto alto será no dia 7, quando cerca de 4 mil dermatologistas e voluntários prestarão atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da doença, além de esclarecerem sobre a importância de medidas preventivas.

As ações do dia 7, um sábado, acontecerão das 9h às 15h em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, oito unidades participam da ação: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Hospital Federal de Bonsucesso, Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay/Santa Casa, Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Polo de Inclusão Social Padre Velloso/Posto Hospital Federal da Lagoa, Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Também haverá pontos de atendimento nos municípios fluminenses de Niterói, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, e Nova Friburgo. A consulta aos endereços dos postos de todo o Brasil pode ser feita pelo link: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Em 2018, as ações da campanha Dezembro Laranja atingiram mais de 21 milhões de pessoas em todo o país.