Hora da bandeira 2: veja como ficam as corridas de táxis e apps neste dezembro

A medida da prefeitura ocorre anualmente e garante uma renda extra para os taxistas credenciados

Por *Julia Noia

Prefeitura autoriza o uso da bandeira 2 por taxistas no fim de ano
Prefeitura autoriza o uso da bandeira 2 por taxistas no fim de ano -

Rio - Os táxis do Rio de Janeiro começaram a operar com bandeira 2 desde a manhã desta segunda-feira, e a cobrança diferenciada vai se estender até as 21h do dia 31 de dezembro. A medida da prefeitura ocorre anualmente e garante uma renda extra para os taxistas credenciados. Apesar do aumento da taxa, a economista Julia Monteiro explica que, para o consumidor, não vai haver muita diferença.

"Quem opta pelo táxi não presta atenção apenas no preço, mas sim no serviço. Os passageiros se sentem mais seguros e acostumados a utilizar o serviço, independentemente do aumento de preço com a bandeira 2. Além disso, com a chegada do 13º salário, aumenta também o poder de compra, e as pessoas são menos restritivas com os pequenos gastos", afirma a especialista.

Julia informa, ainda, que a chegada das férias pode afetar o rendimento dos motoristas de aplicativo de transporte privado. "A tabela rotativa pode diminuir, devido ao possível aumento de motoristas rodando pelos aplicativos, em função das férias, e também por conta do turismo", ressalta.

Vai pagar quanto?

Cabify
Funcionamento normal, com a adoção do preço dinâmico, que pode variar entre 1.1x e 2.5x a mais do preço de tabela. A alteração do valor depende da demanda de motoristas no momento.
Uber
 
Funcionamento normal, com a adoção do preço dinâmico. O valor pode variar a partir de 1.1x a mais do preço de tabela, de acordo com a demanda.
 
TaxiRio
 
O IplanRio informou que o sistema vai funcionar no modelo de bandeira 2, de acordo com determinação da Secretaria Municipal de Transportes, mas mantendo a tabela de descontos oferecida normalmente aos clientes.
 
99
 
O 99Pop segue funcionamento normalmente, com taxação para o preço dinâmico. Para táxi, há o uso da bandeira 2, mas o passageiro pode conseguir até 20% de desconto na corrida.
 
Táxi Comum
 
Durante todo o mês de dezembro, táxis operam na bandeira 2, com o valor de R$ 3,12 por quilômetro rodado, 20% maior que a tarifa da bandeira 1 (R$ 2,60). A determinação é da Secretaria Municipal de Transportes, mas a adesão pelos taxistas será optativa.

*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários