Capa do livro 'Militarização e censura - A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré' - Divulgação
Capa do livro 'Militarização e censura - A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré'Divulgação
Por O Dia
Rio - A jornalista e ativista Gizele Martins lançará, no próximo sábado (7), o livro “Militarização e censura – A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré”, no Rio de Janeiro. Editada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a publicação aborda o impacto que a militarização causou em alguns meios de comunicação comunitários do Conjunto de Favelas da Maré, localizado na Zona Norte do Rio.
De acordo com Gizele, ao longo dos anos, alguns meios comunitários foram censurados, principalmente pelos relatos de violações causadas pelo poder público. “As ações mais recentes ocorreram quando o Exército invadiu a Maré para a realização da Copa do Mundo, em 2014, época em que todo o território esteve sob GLO [Garantia da Lei e da Ordem]. Naquele momento, as mídias comunitárias da Maré só funcionavam com a permissão e a supervisão das forças militares”, disse.

Nascida e criada na Maré, Gizele Martins também revisita um histórico da produção de meios de comunicação comunitária na favela desde 1940. “Este lançamento no Museu da Maré afirma também espaços de preservação da memória local que valorizam a identidade e a cultura, além de pautarem cotidianamente a defesa dos direitos humanos”, explicou.

Gizele Martins é mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (Uerj-Febf). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Por anos foi repórter e jornalista responsável do jornal O Cidadão, meio comunitário que circula há décadas no Conjunto de Favelas da Maré, Rio de Janeiro.

Serviço
“Militarização e censura – A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré”. Museu da Maré, Av. Guilherme Maxwel, 26 - Maré, Rio de Janeiro. Sábado (7), às 14h30. Valor da publicação: R$30. Vendas: http://livrariagramsci.com.br ou pelo e-mail: livraria@piratininga.org.br